Bancários de Suzano serão vacinados hoje, na Arena

Durante vacinação de ontem, 3.139 pessoas foram imunizadas com a primeira dose
Durante vacinação de ontem, 3.139 pessoas foram imunizadas com a primeira dose - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza hoje, na Arena Suzano, a vacinação de trabalhadores do setor bancário que atuam no município.

A ação é uma parceria entre a administração municipal e o Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e região. A ação acontece na Arena Suzano, que fica dentro do parque municipal Max Feffer, localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 90, no Jardim Imperador, das 8 às 19 horas.

A campanha é voltada para aqueles que ainda não receberam a primeira dose ou a dose única no Plano Nacional e no Plano Estadual de Imunização. Segundo o sindicato, cerca de 150 bancários estão cadastrados e autorizados a receber o agente imunizante.

Os interessados deverão apresentar documento de identidade com foto ou identificação da instituição bancária na qual trabalham. Desta forma, estarão autorizados a receber a vacina.

Segundo o presidente do sindicato dos bancários, Clayton Teixeira Pereira, as negociações começaram no início do ano, em que diversas cidades da região receberam o pedido da entidade. "Nas últimas semanas o prefeito de Suzano (Rodrigo Ashiuchi - PL) entrou em contato conosco, e informou que poderíamos ter esse dia com foco nos bancários. Esta é a primeira cidade do Alto Tietê e uma das primeiras do Estado a ter os bancários como público-alvo, e esta é uma conquista para toda a comunidade", informou.

Segundo a Prefeitura de Suzano, o município já realizou jornadas semelhantes com outras categorias profissionais definidas como público-alvo: profissionais da Saúde, da Educação, motoristas do Transporte Público, taxistas, trabalhadores da limpeza urbana e integrantes de cooperativas de reciclagem.

Questionada pela reportagem sobre novas iniciativas semelhantes com outras categorias profissionais, a pasta da Saúde de Suzano informou que dependerá da disponibilidade de vacinas, ou do envio de doses destinadas especificamente para tais grupos.

O município de Suzano informou que aplicou 120.234 munícipes com a primeira dose, 2.248 com a dose única da vacina Janssen e 31.955 receberam as duas doses, totalizando aproximadamente 154 mil doses aplicadas.

A campanha de vacinação em Suzano contempla, ainda hoje, os cidadãos de 35 anos ou mais. O trabalho dá continuidade à operação de ontem, que beneficiou 4.603 suzanenses. O atendimento segue descentralizado, disponível nos três polos de imunização, das 8 às 17 horas, com horário estendido até as 19 horas na Arena Suzano, que também deverá oferecer o sistema drive-thru até as 17 horas.

A ação de ontem resultou em 3.139 aplicações na primeira dose e 1.464 na segunda. Só no polo Arena, 2.943 pessoas receberam atendimento, sendo 1.045 por meio do sistema drive-thru. Na região norte, outros 871 moradores foram contemplados, enquanto na região de Palmeiras mais 789 acolhimentos foram registrados.