Parceria garante reciclagem de 30 toneladas de papel

Material é reciclado e depois vendido; parte é revertido em renda a trabalhadores
Material é reciclado e depois vendido; parte é revertido em renda a trabalhadores - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Administração, adotou diversas medidas para contribuir com a preservação ambiental da cidade e seu desenvolvimento sustentável. Entre elas está a reciclagem dos documentos do arquivo central, que já soma mais de 30 toneladas de papel encaminhados à Central de Triagem do Jardim Colorado.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que auxiliou nas etapas de curadoria, digitalização e logística dos documentos. Os materiais enviados para a triagem são prensados, reciclados e, posteriormente, vendidos. Metade deste volume é convertida para a renda das famílias dos trabalhadores da cooperativa responsável pelo local. Até o momento, já foram levantados R$ 13 mil.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, a parceria promoveu a conscientização dos envolvidos e fortaleceu a atuação das Centrais de Triagem e dos Ecopontos na cidade. "Tivemos um saldo muito positivo com essa iniciativa. Acredito que todos saem ganhando, desde a prefeitura como um todo até os cooperados. E essa é nossa maior missão: a preservação ambiental de forma profissional e segura", disse.

Além de contribuir com a sustentabilidade e geração de renda, a reciclagem dos arquivos também otimiza o tempo de tramitação processual, conforme explicou a secretária de Administração, Cintia Renata Lira. "Antes, levava-se muito tempo procurando um documento antigo. Com a digitalização dos processos, em questão de minutos conseguimos dar encaminhamento à solicitação", informou.

Ela ainda afirmou que a medida adotada auxiliou nas finanças do município. "Por meio da reciclagem dos processos, nós conseguimos fazer uma economia de 50% nos cofres públicos com o aluguel de um imóvel menor para o arquivo central", explicou. A expectativa é de que até o fim de julho seja concluído todo o processo de digitalização e reciclagem dos documentos, que atualmente se encontra em 80%.

A força-tarefa está alinhada com o projeto de modernização digital e desenvolvimento sustentável que a pasta vem seguindo constantemente por meio de ações paralelas, como as campanhas "Impressão Consciente" e "Amigo Caneca". Elas buscam a redução do consumo de papel e copo plástico, respectivamente, por meio da conscientização dos servidores.

A primeira ação promoveu a valorização do papel com a impressão da folha frente e verso e no modo econômico. Diversos materiais informativos foram alocados próximos às impressoras do órgão municipal a fim de reduzir em 50% o uso. O mesmo foi feito com os copos plásticos na adoção de canecas.

"Propostas que despertam o comprometimento e contribuem com a solidariedade no município são as mais gratificantes. Ver o resultado desta iniciativa só demonstra o quanto estamos no caminho certo. E tenho certeza que de agora em diante iremos vivenciar uma era de modernidade e tecnologia na gestão dos processos", destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).