Quase 60% da população adulta está imunizada contra a Covid

Somente na data de ontem foram 3.396 aplicações nos três polos de vacinação
Somente na data de ontem foram 3.396 aplicações nos três polos de vacinação - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano já vacinou 129.919 pessoas com pelo menos a primeira dose do imunizante contra o coronavírus (Covid-19). O número representa 58,96% da população adulta abrangida, estimada em 220.330 cidadãos. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria Municipal de Saúde após mais um dia de vacinação, que atendeu 3,6 mil suzanenses nos três polos de operação.

Ao longo do dia, a Prefeitura registrou 3.396 aplicações de primeira dose, sendo 1.383 na Arena Suzano e 848 no drive-thru do Parque Municipal Max Feffer, na região central; 514 na Escola Municipal Odário Ferreira da Silva, em Palmeiras; e 651 no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido, na zona norte. Já 237 suzanenses foram completar o ciclo de proteção nas três unidades.

Dentro dos números de primeira dose, 150 bancários foram contemplados nesta sexta, em operação exclusiva na Arena Suzano. "O atendimento nos bancos não parou ao longo da pandemia. Por isso, assim que a categoria foi inserida como grupo prioritário, nos organizamos para contemplá-los, uma vez que é imprescindível proteger aqueles que estão trabalhando diariamente", explicou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes, Suzano e Região, Clayton Teixeira Pereira, a imunização da categoria no município suzanense é pioneira no Alto Tietê, sendo também uma das poucas cidades do Estado a promover o atendimento.

"Suzano tem, em média, 350 bancários dos quais muitos já haviam sido vacinados por idade ou comorbidade. Agora contemplamos todos aqueles que ainda aguardavam o imunizante. A operação é uma grande conquista para a categoria, que seguiu trabalhando muito durante a pandemia, na linha de frente, viabilizando os subsídios propostos pelo governo a milhares de cidadãos que passaram a necessitar do auxílio", explicou.

O representante também destacou a importância deste momento para os trabalhadores. "O sentimento que fica é de gratidão. Registro o nosso agradecimento ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e a toda a equipe de saúde por essa oportunidade e por toda a parceria. Eu fico até sem palavras porque tem sido uma grande luta", agradeceu.

Com isso, a cidade atingiu a marca de 163.497 aplicações, sendo 124.556 com a primeira dose, 33.578 com a segunda dose e 5.363 com dose única. "Estamos realizando um trabalho imediato de imunização das pessoas. As vacinas chegam e as equipes já se organizam para realizar o trabalho de vacinação pela cidade. Nesta semana, ao longo de dois dias, um pouco mais de 9,8 mil pessoas foram contempladas", explicou o titular da Saúde suzanense, Pedro Ishi.

O secretário, inclusive, informou que até a próxima segunda-feira, o município deve receber mais 18,8 mil doses.