Mogi Contra a Covid atenderá a região de Cezar de Souza

Carreta atenderá o público em geral, com testagem rápida e gratuita; senhas serão distribuídas às 8 e às 13 horas
Carreta atenderá o público em geral, com testagem rápida e gratuita; senhas serão distribuídas às 8 e às 13 horas - FOTO: Divulgação/PMMC

A Caravana Mogi Contra a Covid estará na semana que vem, de segunda a sexta-feira (19 a 23 de julho), no estacionamento do Supermercado Rimar (avenida Ricieri José Marcatto, 465 - Vila Suíssa). A carreta atenderá o público em geral, com testagem rápida e gratuita, das 8 às 17 horas. As senhas para as pessoas que desejam fazer o teste são distribuídas às 8 e às 13 horas. Os interessados devem comparecer munidos de comprovante de endereço em Mogi das Cruzes, RG ou documento com foto e Cartão SUS.

No local, também haverá um espaço destinado para a testagem dos comerciantes e funcionários do comércio e dos supermercados. Neste caso, os interessados devem fazer um cadastro e, para isso, devem entrar em contato com uma das entidades representativas do setor da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio) ou Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciarios).

O exame realizado é do tipo Teste Rápido Antígeno, que realiza a detecção qualitativa de antígenos de Sars-CoV-2 em amostras de swab coletadas da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz ou boca) e resultado em 20 minutos. Os casos positivos são encaminhados para a Central de Monitoramento da Covid-19, que conta com equipe multidisciplinar para orientar sobre os cuidados e procedimentos indicados.

O atendimento da Caravana Mogi Contra a Covid ocorreu até ontem na praça Oswaldo Cruz, para comerciantes e funcionários do comércio, além do público em geral. O trabalho na região central foi iniciado no dia 5 de julho. Antes do Centro, a ação havia sido desenvolvida em Jundiapeba, entre os dias 22 e 30 de junho. Depois que a carreta realizar o atendimento em Cezar de Souza, a próxima região beneficiada será Braz Cubas, entre 26 e 30 julho, enquanto na rua Thuller o período será de 2 a 6 de agosto.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, até quinta-feira passada, já foram realizados 2.849 testes na Caravana Mogi Contra a Covid, na praça Oswaldo Cruz. Deste total, 140 foram positivos.

Com relação à testagem do comércio, 141 comerciantes e empregados do comércio foram testados e 2 casos positivos foram registrados - os números relativos ao comércio já estão incluídos no total geral.