EDP reforça a necessidade de cuidados com energia elétrica

O contexto de pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social transformaram as tradicionais festas juninas em celebrações mais reservadas junto à família e, muitas vezes, dentro do próprio lar. E para garantir um festejo tranquilo e sem acidentes, a EDP, distribuidora de energia elétrica da região, reforça os cuidados necessários com energia elétrica.

A segurança começa com os preparativos e decoração do ambiente. Na hora de fixar as ornamentações típicas como bandeirolas, faixas e outros adereços, nunca utilize bocal de lâmpadas ou fiação elétrica como suporte. Além disso, as "gambiarras" para ligar equipamentos elétricos, como caixa de som ou freezer podem causar sérios riscos de curto-circuito e até incêndios.

Outro ponto importante é que o uso de benjamins ou "t" pode comprometer as instalações elétricas. Cada tomada é projetada para uma determinada corrente e o acúmulo de equipamentos em um mesmo ponto pode resultar em sobrecarga. No caso de tomadas escurecidas ou com sinais de derretimento, é importante chamar um profissional capacitado para realizar verificação.

Áreas externas

Caso as comemorações sejam feitas em lugares abertos, por questão de segurança, não é permitida a utilização dos postes da EDP para fixar decorações. Todas as instalações da rede de distribuição de energia, que compreendem equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, constituem patrimônio da Distribuidora.

A Companhia alerta, ainda, sobre riscos de soltar balões e fogos de artifício, que ao atingirem a rede elétrica podem causar acidentes, curto-circuito e colocar a segurança das pessoas em risco. Da mesma forma, as fogueiras devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia. O calor pode danificar a fiação elétrica.

"Alguns cuidados simples garantem uma comemoração tranquila e sem sustos nesta época do ano, quando o tema é segurança com energia elétrica a atenção deve ser redobrada", reforçou Vilmar Abreu, gestor de excelência ao cliente da EDP. A Companhia recomenda também que todos os protocolos de saúde sejam adotados para evitar o contágio da Covid-19 durante as celebrações.