Mais de 26 mil moradores de Poá são vacinados

Para Prefeitura, adesão ainda é baixa no município
Para Prefeitura, adesão ainda é baixa no município - FOTO: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

O município de Poá já vacinou 26.431 mil poaenses contra a gripe, segundo os dados do Departamento de Vigilância em Saúde. Isso representa 65,1% do total da população. A campanha de imunização contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B segue com baixa cobertura em virtude da pouca adesão.

"A vacinação contra a Influenza é muito importante, porque assim se previne de diversos problemas decorrentes da gripe. Por meio dessa vacina, o munícipe pode evitar internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus (Covid-19)", enfatizou o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

Em 12 de julho a campanha foi prorrogada no município e, atualmente está aberta para todos com idade mínima de seis meses. "A vacinação foi prorrogada em virtude da baixa cobertura vacinal, por isso o Ministério da Saúde resolveu ampliar para toda a população até durarem os estoques e Poá seguirá em consonância com todos os órgãos de Saúde a fim de melhorar a adesão à campanha contra esta doença", explicou o diretor.

Segundo Garcia, o morador deve ficar atento ao intervalo necessário entre as aplicações das vacinas contra a Covid-19 e da Influenza que é de, no mínimo, 14 dias entre as aplicações. "Isso é uma precaução e não uma contraindicação. Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel", finalizou.