Alto Tietê está entre os últimos em vacinação contra Covid-19

Cidade segue na liderança de imunização contra o coronavírus no Alto Tietê
Cidade segue na liderança de imunização contra o coronavírus no Alto Tietê - FOTO: Emanuel Aquilera

Seis meses após o início da campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) junto ao público, as cidades mais populosas do Alto Tietê continuam na parte de baixo do ranking de vacinação proporcional à população, elaborado pelo governo do Estado.

Segundo a plataforma "VacinaJá", da Secretaria de Estado da Saúde, à exceção das cidades de Guararema e Salesópolis, todas encontram-se abaixo da 500ª posição no levantamento que compara o número de primeiras doses e de doses únicas da vacina contra a Covid-19.

O levantamento leva em conta os dados dos municípios da região até domingo, quando foram atualizados pela última vez, e comparam-se com o levantamento feito há duas semanas.-

Mogi conta com o maior número absoluto de doses aplicadas, está em 518º lugar, com 207,7 mil vacinados para uma população estimada de 450 mil habitantes, ou 46,08% da população vacinada. Entretanto, no último levantamento feito pelo Grupo Mogi News há duas semanas, a cidade encontrava-se na posição 491 do ranking. O município de Santos, que tem 433 mil habitantes, vacinou 62,99% de sua população.

Itaquaquecetuba, com a segunda maior população do Alto Tietê, está na "lanterna" da classificação estadual, na posição 636 com 137,5 mil imunizações e 36,38% da população protegida. Franca tem 355 mil habitantes, com tamanho semelhante, mas imunizou 48,75% dos moradores, no entanto, só caiu duas posições em relação há duas semanas.

Para o governo do Estado, Suzano tem uma população estimada em 300 mil habitantes, e ocupa a 582ª colocação, com 43,23% de pessoas protegidas contra a Covid-19. Entretanto, perde na comparação com a cidade de Barueri, também na Grande São Paulo, que está em 533º lugar, com 45,39% de imunizados, de uma população de 276 mil pessoas. Na última quinzena, a Cidade das Flores estava em 564º lugar.

Na classificação do VacinaJá, Ferraz de Vasconcelos figura entre as últimas em vacinação proporcional, com 76,8 mil doses e 39,1% de cobertura populacional, colocando-a no 624º lugar (dez posições acima do último levantamento).

A cidade de Poá subiu uma colocação em relação à última apuração, ficando em 574º lugar com 43,68% dos seus 118,3 mil moradores vacinados.