Ação depende do Estado, informam as prefeituras

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que recebeu, até o ontem, 292,2 mil doses da vacina contra a Covid, e que 296 municípios receberam menos de 10 mil doses, 493 municípios receberam menos de 100 mil doses e 509 municípios receberam menos de 200 mil doses. "Apenas nove municípios receberam entre 200 e 300 mil doses, que poderiam ser comparados a Mogi e ocupam posições semelhantes ao nosso município", justificou.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que está ciente do ranking de vacinação e que já adota medidas para ampliar sua cobertura com horário de funcionamento estendido em oito postos da cidade durante a semana, bem como o drive-thru aos sábados. "Quem determina a quantidade e envia as doses é o Estado. O município recebe e segue todos os cronogramas desde o início da campanha", concluiu.

Suzano reiterou que a quantidade de doses destinadas é de responsabilidade do governo do Estado, que prioriza as cidades com maior faixa etária a ser beneficiada com a vacina. A Pasta suzanense da Saúde explicou que, em alguns casos, o município chegou a antecipar as datas de vacinação de públicos-alvo. "Nesta terça-feira começarão a ser aplicadas doses em pessoas com 34 anos ou mais, faixa etária ainda não atingida por muitas cidades", informou.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá esclareceu que o ranking do Estado está desatualizado, e que 71.984 doses foram aplicadas, sendo uma das mais adiantadas da região. "Isso só é possível graças ao envio de novas remessas de imunizantes feitos pelo governo", apontou. (A.D.)