Coleção Zappile é incorporada ao acervo do Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico Municipal "Professor Isaac Grinberg" está recebendo um importante complemento em seu acervo. Está em processo de comodato e, logo, ficará à disposição para consulta de toda a população um vasto material pertencente a Olympio Norberto Zappile, uma referência para a cidade no segmento do audiovisual, que por muitos anos se dedicou a preservar a memória do município, ao registrar fatos e momentos do cotidiano de Mogi.

O material passará por catalogação e digitalização e em breve estará disponível para consultas. Entre os itens, há equipamentos por ele utilizados, como filmadoras e máquina fotográfica e também muitas fitas de vídeo, fotos, documentos impressos, bem como algumas curiosidades sobre ele e sua esposa, Therezinha Giaco Zappile, que sempre o ajudou nos registros e trabalhos de preservação da memória.

Todo o material foi retirado pelas equipes da Secretaria Municipal de Cultura e acondicionado no Arquivo Histórico, com autorização da própria família Zappile. O intuito é garantir a salvaguarda dos itens e também acrescentar ao acervo do local.

"O exemplo do material do professor Zappile se torna fundamental para a história da cidade, porque ele tem vários registros audiovisuais da década de 60 até a década atual, então ele traz o seu olhar para o cotidiano social da cidade de Mogi das Cruzes por meio de vídeos. Também há muito ali sobre a história do cinema da cidade", destacou o diretor de Fomento da Secretaria de Cultura, Glauco Riccieli.

Vários dos objetos e documentos pertencentes à Zappile foram também selecionados e integrarão a Exposição da Coleção Olympio Norberto Zappile, que será aberta em breve no Casarão do Carmo e ficará em cartaz até setembro.