Jornalista da região lança livro sobre educação inclusiva

A jornalista, professora e educomunicadora Suéller Costa lança hoje, às 20 horas, o livro "Educação Inclusiva & A Parceria da Família". A publicação é composta por 25 profissionais de diferentes áreas, em especial a da saúde e educacional, que se uniram para destacar a inclusão com o olhar da ciência, baseando-se em experiências de especialistas e familiares que convivem com o segmento. Trata-se de um trabalho coletivo, coordenado pela professora e neuropsicopedagoga Elaine Miranda e publicado pela Editora Literare International Books. Em razão da pandemia da Covid-19, o lançamento será virtual, por meio do canal do Youtube da editora https://www.youtube.com/watch?v=Oa2eTtZoE4Q.

Em seu capítulo, intitulado "A inclusão no processo de escolarização sob a perspectiva da educomunicação", Suéller Costa apresenta este campo, que atua na interface da comunicação e educação, e o destaca como uma das possibilidades para tornar o ensino inclusivo, no sentido do direito à comunicação, à expressão e à participação dos educandos. Seu relato é inspirado em suas pesquisas na área e nas experiências obtidas nos tempos de pandemia, em especial, no período em que o ensino foi realizado de forma remota. Além de jornalista, a autora atua como professora da educação básica, e, em meio às mudanças nos sistemas de ensino, tem encontrado na educomunicação um dos caminhos para inovar suas práticas, aliando as mídias e as tecnologias no processo de aprendizagem.

A publicação nasceu a partir de uma constatação: a urgência de proporcionar aos alunos e suas famílias uma educação inclusiva de qualidade, por meio da capacitação de professores e demais profissionais envolvidos nesse processo. Pautados por evidências científicas, os autores, que são profissionais de formações distintas, abordam nessa obra o tema educação inclusiva em seus diversos aspectos, relatando experiências em clínicas, escolas e nos lares familiares. Há, também, relatos de famílias, que compartilham suas vivências e impressões, proporcionando ao leitor uma visão mais abrangente sobre o assunto.