Municípios da região recebem hoje novo lote de imunizantes

Locais, datas e horários do atendimento serão divulgados em cada município
Locais, datas e horários do atendimento serão divulgados em cada município - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

Os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), recebem hoje o 41º lote de imunizantes da Pfizer e CoronaVac contra a Covid-19.

No total são 84.158 vacinas, sendo que 84.086, divididas entre CoronaVac e Pfizer, serão destinadas às pessoas de 28 e 29 anos. O restante, 72 doses, são do laboratório Pfizer, e serão utilizadas como segunda dose para gestantes que receberam a primeira dose de AstraZeneca, antes de o Ministério da Saúde suspender a aplicação do imunizante para este público.

Com o novo lote a região chega a 2.301.965 doses recebidas desde o início da campanha de vacinação.

Os locais, datas e horários do atendimento a estes públicos serão divulgados por cada município.

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê também confirmou ontem quatorze mortes por coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Condemat, Itaquaquecetuba registrou nove mortes, já em Mogi das Cruzes foram dois falecimentos confirmados, Poá também informou duas vítimas pela doença e Suzano um óbito.

Com a atualização, o Alto Tietê chegou ontem a 5.087 falecimentos causados pelo coronavírus.

Mogi das Cruzes recebe hoje uma nova grade de doses da vacina contra a Covid-19 para continuidade da vacinação na cidade. No total, o governo do Estado está enviando 10,9 mil doses destinadas para o público de 28 e 29 anos (6.300 CoronaVac/Butantan e 4.600 Pfizer).

O agendamento online será iniciado hoje, às 9 horas, para aplicação de primeira dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz para pessoas com 29 anos ou mais e da Pfizer para quem tem 50 anos ou mais (repescagem). Amanhã também às 9 horas, o agendamento será liberado para quem tem 28 anos ou mais. No sábado, às 9 horas, para quem tem 26 anos ou mais. O agendamento continua pelo www.cliquevacina.com.br e as aplicações serão realizadas entre os dias 30 de julho e 3 de agosto.

A Secretaria de Saúde também está disponibilizando vagas de agendamento para aplicação de segunda dose da Astrazeca/Fiocruz para quem tomou a primeira dose até o dia 7 de maio.

Vacina contra a gripe

As unidades de saúde estão aplicando até amanhã apenas a 2ª dose da vacina contra a Gripe em crianças de até 8 anos que foram vacinadas pela primeira vez neste ano. Crianças já imunizadas em anos anteriores não precisam de reforço: a vacinação anual é feita em dose única.

O intervalo recomendado para aplicação da segunda dose é de 21 dias após a primeira. "É importante que os responsáveis levem as crianças que precisam o quanto antes para completar o esquema vacinal", alertou a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes. A vacina contra a Gripe está disponível em todos os postos de saúde.

Para a população em geral, a partir dos 6 meses de vida, que ainda não tomou a vacina, uma nova ação será realizada no próximo sábado, dia 31 de agosto, das 8 às 15 horas, em quatro unidades estratégicas (Vila Suíssa, Nova Jundiapeba, Braz Cubas e Vila Natal). Serão disponibilizadas um total de 3.200 doses e os interessados devem comparecer munidos de documento pessoal com foto e comprovante de endereço.

Quem está nos grupos da Campanha da Gripe e também Covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias entre uma e outra dose destinada à prevenção contra estas doenças.