Museu Mogiano será reaberto à visitação pública amanhã

O Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, será reaberto amanhã a todo o público da cidade . O local passou por trabalhos de reforma e terá seu funcionamento retomado, já com atrações culturais programadas. Além da exibição de um documentário que conta a história do próprio casarão, haverá também duas exposições, que poderão ser visitadas e conferidas por todos os interessados.

Uma das exposições será a de cenografia, assinada por Alessandra Galindo e denominada Culturas Brasileiras - Cenografia, Cenários e Devoção. A outra será uma exposição da Coleção Zappile, que acaba de ser incorporada ao acervo do Arquivo Histórico Municipal e contém diversos registros, em áudio, vídeo e imagens, de fragmentos do cotidiano e da história da cidade.

Além disso, os visitantes poderão assistir ao documentário de Juliane Maia, intitulado Casarão do Carmo - Passado, presente e futuro. A produção, de pouco mais de 24 minutos de duração, dedica-se a relatar a história do casarão, que é parte do patrimônio histórico de Mogi das Cruzes.

Apesar da retomada nas atividades com público, tudo obedecerá a rígidos protocolos sanitários, buscando evitar aglomerações e a contaminação pela Covid-19. Assim, haverá um limite de até 20 pessoas no interior do espaço por vez, será feita medição de temperatura e oferta de álcool em gel na entrada, além de haver a obrigatoriedade no uso de máscaras.

Nos últimos meses, o museu recebeu obras de melhorias estruturais, que compreenderam revisão na parte elétrica e também pintura na parte externa. As obras já foram concluídas. Já os demais museus da cidade, como o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o Centro de Exposições Cidades-Irmãs - Seki/Toyama, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Cultura e Memória Taro Konno seguem em reforma. A previsão é que sejam reabertos ao longo deste semestre.

O Museu Mogiano funcionará de terça a sábado, das 9 às 16 horas. Para escolas que queiram fazer visitação no local, a orientação é agendar previamente, pelos telefones 4798-6910 ou 4798-6900.

Deixe uma resposta

Comentários