Sindicato rural teme geada e prejuízos na agricultura

A possibilidade de Mogi das Cruzes ser atingida por geada e alcançar a temperatura mínima de 2ºC preocupa os agricultores, que têm programado medidas para evitar os prejuízos às plantações. Foi o que explicou ontem o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Gildo Saito.

De acordo com as informações do dirigente, devido à queda das temperaturas pela massa de ar polar que chegou na região Sudeste, há riscos de geada e os agricultores podem perder parte das hortaliças e verduras, por exemplo.

"Muitos já estão protegendo suas plantações, seja com melaço, aminoácidos ou até mesmo se programando para queimar serragens e provocar fumaça na intenção de resguardar a horta", detalhou Saito.

O Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (UFPR) explicou que a combustão da serragem salitrada é um dos meios mais práticos e baratos de obter, artificialmente, o combate à geada. A serragem é misturada pelos agricultores com salitre seco, óleo queimado ou diesel e água.

Outra técnica que também tem sido utilizada, segundo o ruralista, é o preparo do sistema de irrigação caso haja a geada. Se a área é pequena, também é possível cobri-la com jornais ou plásticos para que a camada de gelo não se forme sobre as folhas.

As plantações com mais risco de prejuízos, como as queimaduras, pelas baixas temperaturas são as de tomate, alface e abobrinha, segundo ele. "Até hoje não foram relatadas perdas em massa das plantações pelo frio aqui em Mogi, mas com o risco de geada os produtores estão bastante preocupados porque os danos podem ser grandes", lamentou.

O Climatempo indicou em seu portal oficial que as temperaturas mínimas podem variar entre os 8ºC e 2ºC até o próximo domingo, em Mogi, e as máximas estarão entre os 12ºC e 18ºC, neste mesmo período.

Para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social a se protegerem do frio intenso, a campanha Inverno Solidário 2021 já arrecadou cerca de 9 mil cobertores e mais de 6,5 mil unidades entregues a instituições sociais.