Ambulatório de Especialidades é referência em arquitetura

Prédio já prêmio  como melhor projeto para saúde
Prédio já prêmio como melhor projeto para saúde - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

Inaugurado em 2009, o Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz, no Parque Santa Rosa, foi um marco para a população de Suzano em termos de atendimento de saúde. Ao longo dos anos, já beneficiou milhares de pessoas. O que nem todos sabem é que a unidade é uma referência internacional na arquitetura de construções públicas.

Situada em uma área de aproximadamente mil metros quadrados, na esquina entre as ruas Kazuo Kajiwara e Regina Cabalau Mendonça, o equipamento foi projetado pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, que na época era diretor de Projetos Públicos, e pelo arquiteto Ricardo Hatiw Lú. Um ano após seu lançamento, o espaço foi indicado para a terceira edição do prêmio "O Melhor da Arquitetura", em 2010, que reuniu os mais importantes trabalhos de todo o país no segmento. Na ocasião, que contou com 347 participantes, a construção suzanense venceu como melhor projeto de instituição pública de saúde.

"Além de acompanhamento médico de extrema qualidade para a população, a mudança na paisagem atraiu novos empreendimentos, o que estimulou o desenvolvimento econômico e a melhoria das construções ao seu redor. Isso sem contar o papel da praça, que recepciona pacientes e pedestres, sendo um elemento alternativo de lazer e descanso para quem vive nas proximidades", ressaltou os secretário.

A premiação em 2010 ainda gerou outros reconhecimentos. O trabalho dos arquitetos foi publicado em diversas revistas brasileiras especializadas, como Arquitetura & Construção e Arquitetura e Urbanismo (AU), além de outras virtuais, incluindo edições do Chile, dos Estados Unidos e da Itália.