Agricultura inicia tratativas de subvenção do Seguro Rural

Proposta visa atender cadeia produtiva do agronegócio
Proposta visa atender cadeia produtiva do agronegócio - FOTO: Ney Sarmento/PMMC

Nesta Semana do Agricultor, a Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes está iniciando as tratativas para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. Mogi será o primeiro município da região do Alto Tietê a contar com esta política pública, que já existe nas esferas federal e estadual. A proposta parte de um amplo diálogo com especialistas da área, entidades da sociedade civil organizada, produtores rurais e foi debatida no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e visa atender toda a cadeia produtiva do agronegócio mogiano.

"O intuito é que o programa impacte todas as cadeias produtivas do agronegócio existentes no município e possa ter sua eficácia junto ao maior número de produtores rurais possivel", destacou o secretário de Agricultura, Felipe Almeida. Pela proposta, a cidade irá oferecer o repasse de até 10 % do total do seguro contratado pelo produtor.

O programa visa reduzir os custos com a aquisição do seguro (prêmio) pelo produtor rural, estabilizar a renda dos produtores rurais e reduzir as demandas por renegociação e prorrogação de dívida, além de proporcionar uma maior competitividade no mercado para o produtor rural mogiano com o estímulo ao uso de tecnologias adequadas. Esta é uma demanda antiga do setor e está sendo construída em conjunto com especialistas e entidades do setor, buscando a aplicação do conhecimento técnico à questão para que depois seja encaminhado o projeto de lei à Câmara.

Os produtores participarão de palestras de Assessoria Técnica de Extensão Rural (Ater) com informações sobre a importância dessa política pública, o que permite um mapeamento dos entraves e dificuldades para sua efetivação em alguns setores, além de propostas para mitigar estas adversidades.