'Virada da Vacina' pretende imunizar todos os adultos

Suzano é a primeira cidade da região a oferecer a vacina a todo público adulto
Suzano é a primeira cidade da região a oferecer a vacina a todo público adulto - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza amanhã a segunda edição da "Virada da Vacina" contra o coronavírus (Covid-19). A megaoperação concentrada na Arena Suzano, localizada na avenida Senador Roberto Simonsen, 90, Jardim Imperador, se inicia às 8 horas e se estende até as 17 horas do dia seguinte, sábado, contando com mais três horas de aplicação, somando, assim, 36 horas ininterruptas de atendimento. Desta vez, o foco da ação será a oferta da segunda dose e a contemplação dos adultos maiores de 18 anos, com ênfase nos jovens de 18, 19 e 20 anos.

De acordo com o chefe da Pasta, Pedro Ishi, a expectativa é repetir o êxito da primeira edição do trabalho, ocorrido em meados de junho, quando a vacina chegou a 19 mil suzanenses. Agora, a previsão é de que pelo menos 10 mil doses sejam aplicadas. "Fizemos uma proposta arrojada, mas que deu muito certo. Conseguimos mobilizar o público-alvo e alcançar uma boa parcela daqueles que ainda não haviam se vacinado. Desta vez, nosso foco será os jovens maiores de 18 anos, principalmente aqueles com 18, 19 e 20 anos, que pela primeira vez terão oportunidade de tomar a dose. Contudo, o atendimento também estará disponível para todos os demais que precisarem da primeira ou da segunda dose, conforme aprazamento", disse.

Suzano é a primeira cidade do Alto Tietê a oferecer o imunizante a todo o público adulto, conforme o cronograma em ordem decrescente de idades, desde o dia 20 de janeiro. "Superamos etapas importantes com a imunização dos profissionais da Saúde e dos idosos, que foram os grupos de atenção priorizados. Também alcançamos os trabalhadores da limpeza pública, dos transportes, da educação e os bancários de Suzano. Além disso, conseguimos equalizar parte do público adulto durante a vacinação das pessoas com comorbidades ou deficiências, grávidas e puérperas", explicou.

O secretário ainda pontuou que os jovens maiores de 21 anos devem ser atendidos antecipadamente hoje, de maneira descentralizada nos três polos de imunização no município. Amanhã, já na "Virada da Vacina", as primeiras horas serão reservadas para a aplicação da segunda dose. "Na sexta, das 8 às 17 horas, a Arena estará aberta para atender todos os munícipes que precisam completar a segunda etapa da imunização, conforme aprazamento indicado no cartão de vacinação. Então, recomendamos que o público maior de 18 compareça para a primeira dose a partir das 19 horas de sexta-feira, seguindo o atendimento até as 17 horas de sábado", pontuou.

Ishi explicou que, com o fechamento dos portões às 17 horas, a previsão é de que as equipes mantenham a operação interna por mais três horas no sábado, trabalhando com a demanda recebida até o horário limite. "Nos dois dias, sexta e sábado, teremos o sistema drive-thru operante no Parque Municipal Max Feffer durante o período das 8 às 17 horas. O atendimento direto nos veículos também é uma experiência que vale destaque, diluindo a demanda esperada".