Primeira dose da vacinação chega para 75% do público

Um total de 2,9% dos moradores completaram a vacinação em dose única
Um total de 2,9% dos moradores completaram a vacinação em dose única - FOTO: Emanuel Aquilera

A primeira dose contra o coronavírus (Covid-19) alcançou 75,5% da população adulta de Mogi das Cruzes, informou na tarde de ontem a Prefeitura. Esse percentual corresponde a 253.232 moradores que fazem parte do público-alvo. Por sua vez, a vacina da Janssen, de dose única, foi aplicada em 9.949 indivíduos do município, 2,9% da quantidade total de adultos que residem em Mogi.

Um percentual de 25,9% da população que precisa tomar a vacina já recebeu a segunda aplicação, completando, assim, o calendário de vacinação, em números absolutos são 87.026 pessoas dentro de um universo de 335.477.

Segundo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), a cidade chegou anteontem à marca de 1.589 mortos pela Covid-19. Enquanto isso, um total de 35.329 pessoas já contraíram a doença desde o início da pandemia.

Neste levantamento, o Condemat considera a quantidade de diagnósticos positivos e por este motivo é possível que o número seja ainda maior, considerando as pessoas que contraíram o vírus e não realizaram os testes da doença.

A cidade prossegue com agendamentos online para a vacinação do público jovem: ontem para pessoas com 21 anos ou mais e hoje para 18 anos ou mais. As vagas serão liberadas sempre a partir das 16 horas no www.cliquevacina.com.br.

Ontem, também foram liberados agendamentos para segunda dose de AstraZeneca/Fiocruz (para quem tomou a primeira até o dia 18 de maio) e CoronaVac/Butantan (para quem tomou a primeira até o dia 19 de julho).

Para realizar o agendamento é preciso efetuar o cadastro no site da Prefeitura de Mogi e, no ato da vacinação, é necessário apresentar documentos pessoais com foto, comprovante de endereço e comprovante de agendamento. Para receber a segunda dose é necessário mostrar o comprovante da primeira.

A Secretaria de Saúde de Suzano estima que 23,7% da população adulta esteja totalmente imunizada contra o coronavírus (Covid-19), sendo que dos 220.330 habitantes deste grupo 52.268 já completaram a vacinação. Até a quarta-feira anterior, 151.867 adultos receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o vírus, o que corresponde a 68,9% dos adultos suzanenses.

Outras 44.730 pessoas adultas tomaram as duas doses da vacina contra a doença viral que tem vitimado inúmeras vidas desde março do ano anterior, o número equivale a 30,3% do total. Já a vacina da Janssen, de dose única, foi aplicada em 7.538 indivíduos do município, 3,4% da quantidade total de adultos que residem em Suzano.