Região registra um óbito por coronavírus em 24 horas

O Alto Tietê fecha a semana com a confirmação de uma morte por coronavírus (Covid-19) informou ontem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O número é o menor registrado em 24 horas desde novembro do ano passado. O único óbito foi de uma mulher, de 33 anos, moradora de Mogi das Cruzes. Com essa atualização, a região chega à marca de 5.141 falecimentos.

A queda nos números de internações e óbitos pode ser ocasionada pelo avanço na imunização na região. Em Mogi das Cruzes, três em cada quatro adultos estão vacinados contra a Covid-19, seja com a primeira dose ou dose única, e um em cada quatro estão completamente imunizados, pois já receberam as duas doses necessárias ou a dose única.

De acordo com estimativas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para 2021, Mogi das Cruzes soma 335.477 habitantes com 18 anos ou mais e, até anteontem, 253.232 já foram vacinados, o que corresponde a 75,5%. Destes, 87.026 também receberam a segunda dose - ou tomaram dose única - levando para 25,9% o total mogianos que já completaram a imunização.

O índice de imunização completa deve aumentar nos próximos dias, como efeito da busca ativa por pessoas que ainda não tomaram a segunda dose do imunizante. "A equipe do SIS está ligando para essas pessoas, começando por quem tem 60 anos ou mais, para lembrar da segunda dose e agendar a aplicação no menor prazo possível", explicou a enfermeira e chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Quem estiver com a segunda dose em atraso também pode efetuar o agendamento por meio do site www.cliquevacina.com.br que mantém o sistema aberto de acordo com as vagas disponíveis. Hoje, serão liberados novos agendamentos para segunda dose de AstraZeneca/Fiocruz (para quem tomou a primeira até o dia 18 de maio) e CoronaVac/Butantan (para quem tomou a primeira até o dia 19 de julho).

Mogi das Cruzes prossegue com agendamentos online para a vacinação do público jovem. As vagas serão liberadas hoje para pessoas com 18 anos ou mais. Para realizar o agendamento é preciso efetuar o cadastro no site oficial da Prefeitura de Mogi das Cruzes e, no ato da vacinação, é necessário apresentar documentos pessoais com foto, comprovante de endereço e comprovante de agendamento.