1º dia aplica 4,7 mil vacinas

Entre as 8 e 18 horas 2,2 mil pessoas completaram a o calendário de imunização
Entre as 8 e 18 horas 2,2 mil pessoas completaram a o calendário de imunização - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A segunda "Virada da Vacina", promovida pela Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), garantiu 4,7 mil aplicações da vacina nas primeiras dez horas de atendimento na Arena Suzano, ao longo desta sexta-feira. A ação seguiu até as 17 horas de hoje, contemplando a primeira dose dos jovens de 18, 19 e 20 anos, além de todos os demais adultos que ainda não se vacinaram.

O primeiro dia da "Virada da Vacina" registrou movimento intenso logo nos primeiros minutos, diluindo a demanda ao longo do período. Das 8 às 18 horas, 2,2 mil pessoas concluíram a segunda etapa da imunização no ginásio e no sistema drive-thru, nas dependências do Parque Municipal Max Feffer, com entrada pela avenida Brasil - esta modalidade de atendimento retorna hoje, das 8 às 17 horas.

Já o atendimento do público maior de 18 anos, até então previsto para se iniciar às 17 horas, foi antecipado tendo a primeira vacinada às 15h50 no interior do ginásio. Quem recebeu a dose foi a jovem Juliana da Silva, de 18 anos, moradora do Parque Heroísmo, bairro do distrito de Palmeiras. "É uma emoção muito grande participar desse momento", agradeceu. Além de Juliana, outros 2,5 mil suzanenses receberam a primeira dose até as 18 horas desta sexta-feira.

Prioridades

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, essa segmentação de públicos foi importante para garantir um atendimento mais tranquilo e seguro a quem precisava completar a segunda etapa. "Priorizamos as primeiras horas da 'Virada da Vacina' para assegurar conforto a quem precisava da segunda dose. Muitas dessas pessoas são idosas ou com comorbidades e puderam aproveitar o drive-thru. O movimento foi tranquilo, então conseguimos adiantar também o atendimento dos maiores de 18 anos", disse.

Para o chefe da Pasta, a expectativa é de uma boa adesão dos jovens. "O atendimento na Arena será (foi) ininterrupto durante toda a madrugada. Essa é uma grande oportunidade para todo o público adulto maior de 18 anos, sobretudo para aqueles com 18, 19 e 20 anos de idade, que pela primeira vez terão acesso ao imunizante. Além disso, durante todo o período de atendimento, disponibilizamos um ônibus exclusivo para o transporte de todos os interessados", afirmou.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o trabalho no enfrentamento à Covid-19 continua na cidade. "Depois da 'Virada da Vacina' a imunização continua para o público adulto e com a previsão de alcançar grupos cada vez mais jovens, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde", reforçou.

Transporte exclusivo

A Prefeitura de Suzano, em parceria com a empresa Radial Transportes, dispõe de um ônibus exclusivo para garantir o acesso do público suzanense à Arena Suzano durante a "Virada da Vacina". O fretado gratuito tem o ponto inicial fixado na avenida Jorge Bei Maluf, na lateral do Terminal Vereador Diniz José Dos Santos Faria, na região norte.

O itinerário conta com pontos de paradas para embarque e desembarque no Viaduto Leon Feffer e nas ruas Amélia Guerra, Campos Salles, Benjamin Constant e Sete de Setembro, além das avenidas Antônio Marques Figueira e Senador Roberto Simonsen. O ônibus, na cor prateada, possui letreiro identificando o destino final na "Virada da Vacina". Para embarcar, basta acenar ao motorista nos pontos indicados.

"Mais uma ação para dar apoio às pessoas que precisam se locomover até a Arena. Seguiremos com o ônibus ao longo da madrugada e durante todo o sábado. Agradeço a empresa Radial Transportes pela disponibilidade e por entender a importância da Virada da Vacina", finalizou o prefeito.