Guararema lança projeto Pronascentes

Intenção é garantir disponibilidade de água em quantidade e qualidade, para população
Intenção é garantir disponibilidade de água em quantidade e qualidade, para população - FOTO: Divulgação/Prefeitura de Guararema

Para intermediar o contato entre donos de propriedades com baixo índice de cobertura vegetal e empresas que possuem compensações ambientais a serem realizadas dentro do município, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, criou o programa Pronascentes.

A Administração Municipal auxilia no direcionamento destas compensações ambientais - plantio de árvores - para as áreas prioritárias para restauração, especialmente nascentes e cursos d'água. A intenção é garantir a segurança hídrica do município, ou seja, a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, para atender a população.

Até junho deste ano, mais de 16 hectares de áreas degradadas estão em processo de restauração, distribuídos nos bairros Ipiranga, Luís Carlos, Bellard e Caiçara. A área contempla a recomposição de duas nascentes e trechos da margem do Rio Paraíba do Sul.

A recomposição florestal de áreas além de assegurar a integridade destas, promoverá a preservação dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica, da biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, além de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Como participar

Os proprietários interessados podem participar entrando em contato com os técnicos por meio do telefone 4693-8000.