Semae promove limpeza no reservatório de Varinhas

Para manter a qualidade da água distribuída à população, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) fará, na próxima terça-feira, a limpeza e desinfecção do reservatório do Parque das Varinhas, em Mogi das Cruzes. Na ocasião, a autarquia também substituirá válvulas na saída do reservatório e no sistema de filtragem, visando à melhoria no processo de tratamento da água captada do poço artesiano do bairro. Para realizar os serviços, a operação do reservatório será suspensa de madrugada e retomada no fim da tarde do mesmo dia.

O Semae explica que a limpeza de reservatórios é uma ação preventiva e necessária, que atende à legislação sanitária. A autarquia fará manobras no sistema para complementar o abastecimento do Parque das Varinhas com água do Parque São Martinho, que fica na mesma região. Ainda assim, poderá ocorrer intermitência na distribuição, principalmente nos horários de maior consumo. No entanto, quem tem caixa d'água não deverá sentir os efeitos da paralisação.

O Semae reforça aos moradores a recomendação para utilizar com economia a água armazenada em suas caixas-d'água, evitando a limpeza de carros e quintais e o desperdício em tarefas domésticas essenciais como a lavagem de louças e de roupas, além de reduzir o tempo de banho.

Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento.

A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 115 ou pelo Whatsapp 99915-5145.

O Semae orienta os moradores que ainda não têm caixa d'água a providenciarem a instalação de um reservatório em casa. Nas manutenções, que são comuns em todas as companhias de saneamento, a caixa d'água mantém o abastecimento no imóvel enquanto a rede e demais estruturas passam por reparos. No Brasil, a obrigatoriedade de instalação de reservatórios em edificações está prevista em leis e normas técnicas. Em Mogi das Cruzes, está regulamentada pelo decreto 14.647/2014.

Em Mogi, para que os projetos de novas casas e condomínios sejam aprovados, é exigida a instalação de reservatório de água. A norma consta do artigo 66 do decreto 14.647/2014 (Regulamento do Semae