Poá registra queda de 90% no número de óbitos

Secretaria de Saúde disse que dado está atrelado ao avanço da vacinação na cidade
Secretaria de Saúde disse que dado está atrelado ao avanço da vacinação na cidade - FOTO: Divulgação/Prefeitura de Poá

Na luta contra o coronavírus (Covid-19), o município de Poá apresentou excelentes números nas últimas quatro semanas, quando registrou uma queda de 90% de óbitos pela doença e sete dias sem nenhum falecimento em virtude do vírus. A ocupação de leitos de enfermagem e emergência do Hospital Municipal Doutor Guido Guida, destinados à Covid-19, estão sem pacientes há cinco dias.

Desde o início da pandemia, de acordo com o Boletim Epidemiológico, o município registrou um total de 375 óbitos em decorrência da Covid-19. Já nos últimos 30 dias, foram 26 mortes, sendo que na última semana (de 01 a 07 de agosto) a cidade registrou apenas um óbito causado pela doença. Além da queda do número de mortes, os 22 leitos de enfermaria e os dois de emergência do Hospital Guido Guida, destinados à pacientes com Covid-19, estão desocupados há quase uma semana.

Esses números registrados pela cidade, de acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, é resultado do avanço da campanha de vacinação no município, que já vacinou com ao menos uma dose, 87,3% da população adulta. "Já foram aplicadas mais de 100 mil doses da vacina em Poá, sendo 72.216 mil da 1ª dose, 25.403 da 2ª dose e 2.948 de dose única. Conforme vamos avançando na imunização da população, os números de óbitos e ocupação de leitos vão reduzindo, o que comprova a importância de todos os munícipes se imunizarem contra o coronavírus", afirmou.

Apesar da melhora dos índices, a secretária enfatizou a necessidade de continuar se protegendo e seguindo os protocolos de segurança. "Devemos manter as precauções como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel. Não podemos baixar a guarda e relaxar agora, a atenção e os cuidados precisam ser mantidos para que possamos nos livrar desse vírus o quanto antes", destacou Claudia.

A campanha de vacinação em Poá segue de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, para o público 18 anos ou mais. Os postos de imunização são o Reino da Garotada que fica na rua São Francisco, 168, no bairro Biritiba e Praça da Bíblia localizado na rua Vicente Guida, s/n, no Centro. "Poá está entre os municípios mais avançados em relação ao cronograma do governo do Estado, na região e isso só é possível graças à equipe do Departamento de Vigilância em Saúde e todos os envolvidos, por conta do empenho e dedicação com que eles têm realizado a imunização dos poaenses", finalizou a secretária.