Mais de 77% dos suzanenses estão vacinados com a 1ª dose

Expectativa é que novo cronograma seja divulgado ainda nesta semana, com novas datas para vacinação
Expectativa é que novo cronograma seja divulgado ainda nesta semana, com novas datas para vacinação - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano chegou à marca de 77,7% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose contra o novo coronavírus (Covid-19). O índice foi alcançado após a "Virada da Vacina". A megaoperação garantiu atendimento a 18,5 mil suzanenses maiores de 18 anos com primeira e segunda aplicações. O município também recebeu ontem novos lotes, totalizando mais 20.780 doses que deverão garantir o complemento da imunização dos profissionais do transporte e das pessoas com comorbidades, além de reforçar a oferta a quem ainda não se vacinou.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a segunda edição da "Virada da Vacina" foi ainda melhor que a primeira. "Desta vez, já tínhamos uma visão aprimorada da logística e o próprio público já estava mais habituado ao modo de operação, visto que muitos se prepararam com antecedência para aproveitar a madrugada e ter um atendimento tranquilo, cumprindo o objetivo inicial. Por isso, agradeço muito a todos que compareceram, principalmente aos jovens suzanenses que trouxeram muita animação para a Arena Suzano nesse momento especial, cada um ao seu modo", destacou.

A expectativa é de que novas datas de atendimento sejam anunciadas ainda nesta semana pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. "Recarregamos nossa energia para logo anunciar novas determinações com as diretorias da pasta, em parceria com as demais equipes técnicas da Prefeitura de Suzano. Esse trabalho conjunto entre todas as secretarias é o que garante êxito à ação", concluiu.

O município também recebeu nesta segunda-feira novos lotes de vacina, que totalizam mais 20.780 doses. Deste montante, quase 20% será destinado à segunda aplicação em profissionais do transporte (taxistas, motoristas e cobradores do transporte coletivo e complementar) e nas pessoas com comorbidades, conforme aprazamento. O restante deverá reforçar a oferta de primeira dose ao público maior de 18 anos de idade.

Até o momento, o município contabiliza 171.406 pessoas imunizadas contra a Covid-19, sendo 77,79% da população adulta, estimada em 220.330 habitantes. Do total de vacinados, 48.721 já completaram a segunda etapa e 7.538 receberam a imunização em dose única.