Após obra, tráfego na Perimetral com José Meloni está liberado

Funcionários da Secretaria de Transportes orientam motoristas após a liberação
Funcionários da Secretaria de Transportes orientam motoristas após a liberação - FOTO: Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes liberou ontem o trânsito no encontro das avenidas Lothar Waldemar Hoehne (via Perimetral) e José Meloni, após concluir as obras para melhoria da mobilidade urbana com a retirada da antiga rotatória e implantação de um cruzamento com semáforo, que oferecerá melhores condições de fluidez e segurança viária e também disciplinará o trânsito dos veículos.

Com a nova configuração, o acesso à direita será livre para o motorista que estiver na via Perimetral no sentido Ponte Grande-Rodeio e quiser entrar na avenida José Meloni, assim como quem estiver na José Meloni e quiser acessar a Perimetral sentido Rodeio. Quem estiver no sentido oposto da Perimetral não poderá acessar a José Meloni. A orientação é usar a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.

As intervenções foram realizadas em uma parceria entre as secretarias municipais de Transportes e de Serviços Urbanos, com apoio de outros setores da Prefeitura, e incluíram a construção de canteiros que auxiliarão a orientar o trânsito, nova sinalização e melhoria de drenagem.

De acordo com as simulações computadorizadas realizadas durante a elaboração do projeto, a estimativa é que haja uma melhoria entre 75% e 85% no trânsito local.

Os principais benefícios serão o aumento da segurança viária, com a redução dos conflitos de trânsito, e a diminuição na lentidão existente no acesso da avenida José Meloni para a Perimetral, principalmente nos horários de pico.

"Com essas intervenções, garantiremos mais fluidez e agilidade no trânsito da Perimetral e da José Meloni. Esta é a primeira de várias e importantes obras de mobilidade que faremos em nossa cidade, proporcionando mais segurança a motoristas e pedestres", afirmou o prefeito Caio Cunha (Pode), que acompanhou a liberação do trecho ao lado das secretárias Cristiane Ayres (Transportes) e Camila Souza (Serviços Urbanos).

Para orientar os motoristas durante o período das obras, a Secretaria Municipal de Transportes implantou placas de sinalização com as rotas de desvio e orientação para que os motoristas, principalmente de veículos grandes, evitassem transitar pelo local durante o período de obras.

A Prefeitura também colocou faixas com orientações nos principais acessos, além de material informativo para moradores da região e de vias que poderiam ser mais usadas por veículos durante o período das obras.

As árvores que estavam na antiga rotatória foram transplantadas para o parque Leon Feffer.

Saneamento

Já as obras do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) na Perimetral continuam com a implantação de uma nova tubulação entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá. É uma obra importante para aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade que, além do Jardim Maricá e Ponte Grande, inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó. O investimento total previsto nas obras de setorização da região leste é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.