Uma das pioneiras no Estado, OAB de Mogi completa 89 anos

Entre as mais antigas do Estado, OAB de Mogi das Cruzes foi fundada em 1932
Entre as mais antigas do Estado, OAB de Mogi das Cruzes foi fundada em 1932 - FOTO: Felipe Claro/Arquivo

O presidente da subseção mogiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dirceu do Valle, conversou com o Grupo MogiNews/DAT sobre o papel da advocacia e da importância do Dia do Advogado, celebrado hoje em todo o país.

A data remete à criação oficial dos cursos de Direito no Brasil, em 1827, em São Paulo e na cidade de Olinda-PE, sob ordens do imperador D. Pedro I. Em Mogi das Cruzes, a subseção local foi criada em 1932, sendo uma das primeiras do Estado de São Paulo.

Para Dirceu do Valle, a classe dos advogados mantém um papel de ampla relevância e representação da sociedade civil e da comunidade como um todo. "Historicamente, aqui e em outros lugares do mundo, cabe à advocacia combater desmandos, confrontar o abuso, servir de anteparo ao arbítrio, ser voz de quem é injustiçado. A advocacia é indispensável à realização da Justiça, pois é uma atividade privada com ares de serviço público. A Ordem dos Advogados tem por missão, além de representar a classe, a finalidade de defender o Estado Democrático de Direito, a justiça social e a boa aplicação das leis, o que não é pouca coisa", afirmou.

No âmbito local, Valle informou os avanços realizados para a classe dos advogados, com ênfase nas estruturas oferecidas aos profissionais. "Nossa sede foi construída em meados da década de 1980, que foi uma luta de muitos e muitas. Éramos pouco mais de 300 advogados, hoje somos quase 3,5 mil. Aumentamos nossa área útil, remodelamos o espaço e reformamos toda a estrutura, revitalizamos praticamente todas as salas de apoio. Agora, conseguimos atender melhor à advocacia e para toda a sociedade, falta-nos apenas modernizar a sala da Justiça do Trabalho e a Casa de Guararema", explicou.

Um dos pontos abordados pelo presidente da OAB em Mogi das Cruzes é o fator da pandemia do coronavírus no andamento dos trabalhos no Fórum e junto à população. Segundo Valle, os espaços da advocacia seguiram sendo oferecidos à população com cursos, palestras e simpósios - com a participação voluntária de diversos inscritos.

"Contamos com diversas comissões que atuam em prol da população direta e indiretamente, de forma a orientar: Direitos do Idosos; Direitos da Criança e do Adolescente; Direitos das Pessoas com Deficiência; Direitos dos Autistas; a Comissão OAB Vai à Escola - enfim, um grande leque de grupos que atuam de maneira altruísta para levar esclarecimentos à população", concluiu.

Deixe uma resposta

Comentários