Dia do Advogado

Uma das pioneiras no Estado, OAB de Mogi completa 89 anos

Dirceu do Valle destaca o papel da entidade no combate aos desmandos e como voz de quem se sente injustiçado

11/08/2021 às 05:30
Atualizada em 11/08/2021 às 05:30.
Felipe Claro/Arquivo

Felipe Claro/Arquivo

O presidente da subseção mogiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dirceu do Valle, conversou com o Grupo MogiNews/DAT sobre o papel da advocacia e da importância do Dia do Advogado, celebrado hoje em todo o país.

A data remete à criação oficial dos cursos de Direito no Brasil, em 1827, em São Paulo e na cidade de Olinda-PE, sob ordens do imperador D. Pedro I. Em Mogi das Cruzes, a subseção local foi criada em 1932, sendo uma das primeiras do Estado de São Paulo.

Para Dirceu do Valle, a classe dos advogados mantém um papel de ampla relevância e representação da sociedade civil e da comunidade como um todo. "Historicamente, aqui e em outros lugares do mundo, cabe à advocacia combater desmandos, confrontar o abuso, servir de anteparo ao arbítrio, ser voz de quem é injustiçado. A advocacia é indispensável à realização da Justiça, pois é uma atividade privada com ares de serviço público. A Ordem dos Advogados tem por missão, além de representar a classe, a finalidade de defender o Estado Democrático de Direito, a justiça social e a boa aplicação das leis, o que não é pouca coisa", afirmou.

No âmbito local, Valle informou os avanços realizados para a classe dos advogados, com ênfase nas estruturas oferecidas aos profissionais. "Nossa sede foi construída em meados da década de 1980, que foi uma luta de muitos e muitas. Éramos pouco mais de 300 advogados, hoje somos quase 3,5 mil. Aumentamos nossa área útil, remodelamos o espaço e reformamos toda a estrutura, revitalizamos praticamente todas as salas de apoio. Agora, conseguimos atender melhor à advocacia e para toda a sociedade, falta-nos apenas modernizar a sala da Justiça do Trabalho e a Casa de Guararema", explicou.

Um dos pontos abordados pelo presidente da OAB em Mogi das Cruzes é o fator da pandemia do coronavírus no andamento dos trabalhos no Fórum e junto à população. Segundo Valle, os espaços da advocacia seguiram sendo oferecidos à população com cursos, palestras e simpósios - com a participação voluntária de diversos inscritos.

"Contamos com diversas comissões que atuam em prol da população direta e indiretamente, de forma a orientar: Direitos do Idosos; Direitos da Criança e do Adolescente; Direitos das Pessoas com Deficiência; Direitos dos Autistas; a Comissão OAB Vai à Escola - enfim, um grande leque de grupos que atuam de maneira altruísta para levar esclarecimentos à população", concluiu.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por