Ceme é reativado pela Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Poá reativou na manhã de ontem, o Centro Municipal de Especialidades (Ceme). O prédio conta com 11 serviços que estavam distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. A partir de agora os moradores devem fazer o agendamento no local e não mais nos postos de saúde.

De acordo com a responsável pela Pasta, Claudia Cristina de Deus, o prédio estava desocupado desde o final do mês de julho, quando o atendimento pediátrico foi relocado para o Hospital Municipal Guido Guida. "A mudança da pediatria para o Hospital teve como motivo a falta de Recursos Humanos (RH) para manter o serviço separado da estrutura do Guido Guida. Já para o retorno das especialidades para o Ceme, não temos esse problema, uma vez que o RH que atua nas unidades básicas veio junto com os serviços", explicou.

A secretária ressaltou que a retomada do Centro de Especialidades não gera nenhum custo à Prefeitura, em virtude do prédio pertencer ao município e o fato de não precisar fazer nenhuma contratação para o setor. "É de conhecimento de todos que a cidade enfrenta uma grave crise financeira e a Saúde é uma das áreas mais afetadas. Todas as decisões que foram e estão sendo tomadas têm como finalidade promover o reequilíbrio econômico da cidade e, ao mesmo tempo, preservar o atendimento à população", disse.

O Ceme conta com as especialidades de Otorrinolaringologia, Reumatologia, Neurologia, Psiquiatria, Urologia, Cardiologia, Nutricionista, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e os Ambulatórios de Pequenas Cirurgias e de Feridas. Os serviços de agendamento de consultas e transporte, bem como o Setor de Solicitação de Isenção Tarifária também foram relocados para o local. "

Mudanças na Saúde

Com o objetivo de equilibrar a saúde financeira da cidade e manter os serviços oferecidos à população, caso as modificações não tivessem sido tomadas, o próximo passo seria o fechamento do Hospital Municipal Doutor Guido Guida.

"O Hospital tem um custo médio de R$ 4,5 milhões por mês que o município financia praticamente sozinho, com exceção de R$ 300 mil que são enviados pelo governo Federal para custeio dos leitos de internação. Por isso iniciamos a transformação do Hospital em Pronto Atendimento 24 Horas e relocamos a Pediatria para dentro do Guido Guida por conta do RH", ressaltou.

O Ceme está localizado na rua Marquesa de Santos, 186, no Jardim Medina. O telefone para mais informações é o 4636-3200, ramal 5363.