Ação voltada à saúde da mulher ocorre em Suzano

Estimativa é que 60 mulheres passem por consultas
Estimativa é que 60 mulheres passem por consultas - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano realiza, sábado, uma ação especial voltada à saúde da mulher na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prof. João Olimpio Neto. A operação visa dar fluidez às consultas e aos exames ginecológicos, contemplando as pacientes agendadas em localidades adjacentes, como Jardim Vitória e Suzanópolis.

O trabalho consiste em um dia inteiro de atendimento, das 8 às 15 horas. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, a ação faz parte do Agosto Lilás. "A expectativa é de que 60 mulheres passem por consulta de avaliação ginecológica. Também faremos o exame de ultrassom de mamas e transvaginal, além de outras atividades multidisciplinares", explicou.

Entre os demais serviços oferecidos estão a avaliação em saúde bucal, a testagem rápida de hepatite e sífilis e a orientação técnica com as equipes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e da Assistência Farmacêutica.

Para o chefe da pasta, Pedro Ishi, a iniciativa é mais uma estratégia que vem para facilitar o acesso à Saúde. "Durante todo esse período de pandemia enfrentamos desafios intensos na rede básica. Mas agora, com a vacinação, precisamos garantir que todas as mulheres suzanenses realizem seus exames preventivos com a devida avaliação ginecológica. Por isso estamos empenhados em acelerar o atendimento, visto experiências semelhantes que fizemos anteriormente neste ano", finalizou.

Agendamento

O agendamento para consultas, incluindo as especialidades de ginecologia e pediatria, acontece na própria unidade de Saúde. A lista completa de endereços e contatos pode ser acessada em www.suzano.sp.gov.br.