Oferta de empregos em Suzano cresce 71% durante o semestre

Disponibilização das vagas de trabalho cresceu 34% entre os períodos analisados
Disponibilização das vagas de trabalho cresceu 34% entre os períodos analisados - FOTO: Divulgação

As oportunidades de emprego oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Geração de Emprego de Suzano cresceram 71% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. Segundo informações divulgadas pela Pasta, o número aumentou de 902 para 1.543 vagas de uma temporada a outra.

No início do mês anterior, a Prefeitura havia dito que as funções em que há mais dificuldade para contratação, no geral, continuam sendo caldeireiro e operador de máquina a diesel. Muitas vezes leva-se mais de um mês para o preenchimento da vaga. Segundo a Secretaria Municipal de Geração de Emprego, isso se deve à falta de mão de obra qualificada e que atenda às necessidades das empresas interessadas.

Atualmente, as ofertas de trabalho são disponibilizadas por meio do programa Suzano Mais Emprego. No campo de cada colocação há instruções específicas sobre o processo seletivo e os interessados podem obter mais informações com a Pasta nas unidades do Centro Unificado de Serviços (Centrus) pelos telefones 4745-2264 (unidade central) e 4934-5490 (unidade da região norte) ou pelo e-mail [email protected]

O objetivo do programa, de acordo com a Prefeitura, é proporcionar aos trabalhadores desempregados orientação e preparação para o mercado de trabalho, de acordo com suas habilidades, conhecimentos, interesses e valores. Em Suzano, o programa existe desde 2011 e atua de forma descentralizada, visando atingir diferentes públicos em todas as regiões e bairros do município.

Entre outras coisas, os trabalhadores aprendem a reconhecer suas habilidades, elaborar um currículo, como participar de entrevistas e dinâmicas, preencher formulários, conhecer o mercado de trabalho, como realizar uma pesquisa de potenciais empregadores e como entrar em contato com essas empresas.

Em Mogi das Cruzes, as vagas de emprego cresceram em 33,8% do primeiro semestre de 2020 ao mesmo período deste ano, passando de 1.555 vagas para 2.085..

Novotec Expresso

Foram prorrogadas até domingo as inscrições para mais de 30 mil vagas em 28 cursos gratuitos de qualificação profissional do Novotec Expresso em todas as regiões do Estado.

O programa é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza (CPS), instituição responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Os interessados devem acessar o site www.novotec.sp.gov.br.