Oferta de empregos em Mogi cresce 34% neste semestre

Disponibilização das vagas de trabalho cresceu 34% entre os períodos analisados
Disponibilização das vagas de trabalho cresceu 34% entre os períodos analisados - FOTO: Divulgação

As oportunidades de emprego oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes aumentaram pouco mais do que um terço no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. Segundo informações divulgadas pela Pasta, o número aumentou de 1.555 para 2.085 vagas de uma temporada a outra, um crescimento de 34%.

No início do mês passado, a Prefeitura havia dito que as funções em que há mais dificuldade para contração, no geral, continuam sendo caldeireiro e operador de máquina a diesel. Muitas vezes leva-se mais de um mês para o preenchimento da vaga. Segundo a administração municipal, isso se deve à falta de mão de obra qualificada e que atenda às necessidades das empresas interessadas.

Atualmente, as ofertas de trabalho são disponibilizadas por meio do programa Mogi Conecta Emprego. Este é um programa da Prefeitura em parceria com o governo do Estado, que tem por objetivo aproximar as empresas que estão em processo de contratação e as pessoas que estão em busca de emprego.

O serviço é totalmente digital para que os mogianos cadastrem seus currículos, atualizem seus dados e se candidatem às vagas disponíveis, com toda comodidade, pelo computador ou celular.

Esse atendimento digital facilita na hora de buscar por emprego e reduz o tempo e o custo com transporte - já que os candidatos tinham de se dirigir até uma das unidades. O Mogi Conecta faz parte do Plano de Retomada Econômica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo oferecer mais oportunidades aos trabalhadores e empreendedores.

Atualmente, o atendimento presencial está sendo retomado, respeitando os protocolos sanitários. O atendimento ocorre apenas no Terminal Estudantes mediante agendamento prévio por meio do telefone 4699-1900 ou 4726-1306.

Em Suzano, as oportunidades de emprego oferecidas pelo Suzano Mais Emprego também cresceram no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. Segundo informações divulgadas pela Pasta, o número aumentou de 902 para 1.543 vagas de uma temporada a outra, um crescimento de 71%.

Novotec Expresso

Foram prorrogadas até domingo as inscrições para mais de 30 mil vagas em 28 cursos gratuitos de qualificação profissional do Novotec Expresso em todas as regiões do Estado.

O programa é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza (CPS), instituição responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Os interessados devem acessar o site www.novotec.sp.gov.br.