Mais de 80% dos adultos estão vacinados com a primeira dose

Vacinação segue hoje, em Suzano, com atendimento nos três polos do município
Vacinação segue hoje, em Suzano, com atendimento nos três polos do município - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano chegou à marca de 81,8% do público adulto vacinado com pelo menos uma dose contra o coronavírus (Covid-19). Isso porque a cidade já contemplou mais de 180 mil pessoas, de um total estimado em 220.330 habitantes maiores de 18 anos. A vacinação segue hoje, nos três polos de atendimento.

Do total de 180.240 pessoas imunizadas, 49.379 já completaram a segunda etapa e 7.538 receberam a imunização em dose única. "Nossa expectativa é atender o máximo de pessoas com mais de 18 anos. Estamos trabalhando na programação semanal, inclusive com um atendimento liberado a todos os suzanenses adultos nesta sexta", disse o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.

O atendimento segue focado na oferta da primeira dose aos adultos, com a operação descentralizada, das 9 às 17 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural do distrito de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 - Vila Júlia). Já na Arena Suzano, o acolhimento ocorrerá até as 20 horas, com a oferta do sistema drive-thru até as 17 horas, tendo a entrada pela avenida Brasil.

A expectativa é de que o imunizante chegue àqueles que ainda não tomaram a primeira dose. "Essa operação descentralizada será aberta a todos aqueles que deixaram de se vacinar durante a 'Virada da Vacina'. Além do drive-thru, a Arena Suzano estará com equipes em horário estendido até as 20 horas dentro do ginásio esportivo. Contamos com a colaboração de todos para que não deixem de comparecer ao polo mais próximo. Nossa meta é alcançar a maior porcentagem do público adulto, que é nosso grupo prioritário. Assim que possível, vamos iniciar a vacinação dos adolescentes, começando por aqueles que apresentam algum quadro de comorbidade", explicou Ishi.

Para receber a primeira dose, é necessário apresentar documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do vacinado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro na plataforma Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) também é indispensável.

Balanço

Ontem, a Pasta também garantiu a segunda dose a 2.202 suzanenses durante atendimento exclusivo na Arena Suzano. A operação se iniciou às 8 horas e teve o grupo com comorbidades acima de 50 anos como público-alvo da ação, que também contou com a oferta do sistema drive-thru até as 17 horas.

De acordo com o secretário, a importância da segunda aplicação precisa ser reforçada. "Pedimos atenção redobrada na data estipulada no cartão de vacinação. O cronograma de atendimento em Suzano é bastante dinâmico, com novas atualizações sempre no início da semana. Trabalhamos conforme o envio de lotes ao município e o atendimento não requer agendamento. Basta ficar de olho nas datas anunciadas e no dia apresentar documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa", explicou.

Todas as informações são atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano), além do site www.suzano.sp.gov.br.