Mogi apresenta ações de acolhimento e Brigada da Pandemia

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou na tarde de ontem as estratégias de acolhimento e a Brigada da Pandemia na Escola no Encontro de Redes do Formar, realizado pelo Instituto Gesto, criado pela Fundação Lemann. As ações foram apresentadas pelo secretário adjunto da Pasta, Caio Callegari, para 21 municípios de todo o Brasil atendidos pela instituição.

"O acolhimento, que temos feito desde o início do ano, engloba o processo de escuta das escolas e das famílias sobre os impactos da pandemia e as possibilidades de retomada das atividades presenciais. Tem sido um processo de construção de coesão em rede, com todos falando a língua comum da defesa da escola pública e da premissa de preservação da vida. As Brigadas também foram construídas de forma coletiva com o intuito de criar rotinas de segurança sanitária, as quais têm sido implementadas pelas escolas em alto nível", disse o secretário adjunto.

As estratégias de acolhimento adotadas por Mogi foram apresentadas no tema "Acolhimento - Saúde mental e engajamento". Callegari destacou as lives de acolhimento emocional realizadas no início do ano letivo; a formação sobre recomeços educacionais para toda a rede municipal com o educador e referência nacional em Educação, Mario Sérgio Cortella; as edições do Papo Reto com um diálogo aberto com diversas categorias de profissionais da rede municipal e a jornada de educação socioemocional com o educador e referência na cidade, José Henrique Porto.

Outra ação foi o Projeto Todos Cuidando de Todos, implementado a partir de rodas de conversa nas escolas com 14 psicólogos. A iniciativa visa atender as unidades em que as equipes demonstraram maior sofrimento emocional. Foi organizado um calendário de reuniões de atendimento psicológico coletivo online, alcançando a maior parte das escolas.

Callegari também apresentou a Brigada da Pandemia na Escola dentro do tema "Segurança contra o contágio de Covid-19 - Monitoramento de Casos". As brigadas têm assegurado o efetivo cumprimento dos protocolos sanitários e trazido mais segurança aos pais, alunos e equipe escolar no processo de retomada gradual das atividades presenciais.

Cada unidade possui sua brigada com servidores treinados pelas secretarias de Saúde e Educação.