Condemat promove Fórum Internacional de Educação

Desafios e as perspectivas da pandemia do Ensino Fundamental serão tema do Fórum
Desafios e as perspectivas da pandemia do Ensino Fundamental serão tema do Fórum - FOTO: Divulgação/PMMC

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promove, no mês de setembro, o 2º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê. Com o tema 'Anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas em tempos de pandemia', o Fórum vai reunir, através de videoconferências, mais de sete mil profissionais das redes públicas de ensino dos 12 municípios que integram o consórcio: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. O evento contará com a participação de palestrantes de atuação nacional e internacional, e tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Itaú Social e de outras instituições renomadas de apoio à educação.

Serão cinco sessões transmitidas pela internet, nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 do mês de setembro, das 18 às 21 horas. As palestras e debates discutirão as consequências da paralisação das atividades escolares presenciais, do isolamento social de crianças e professores e, principalmente, os cuidados necessários para a preservação da saúde e dos direitos educacionais dos alunos, dos profissionais e de suas famílias.

As inscrições são exclusivas para os profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental dos municípios participantes do evento. Por ser uma atividade de formação profissional, os participantes inscritos, que acompanharem todas as cinco sessões e realizarem as atividades complementares, receberão certificados. As sessões do Fórum poderão ser acompanhadas por educadores de todo Brasil em transmissão aberta em tempo real via YouTube no canal Fórum Educação Alto Tietê.

"Depois da grande experiência e bagagem adquirida com o 1º Fórum de Educação do Alto Tietê, esta será mais uma oportunidade de intercâmbio de experiências e projetos educacionais regionais, nacionais e internacionais, além de promover e incentivar a qualidade da gestão da educação pública municipal, coroando as iniciativas e todo o trabalho desenvolvido pela Câmara Técnica de Educação", disse o presidente do Condemat e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL).

A programação das palestras e debates com especialistas está disponível no portal do evento www.forumeducacaoaltotiete.com.br.