Audiências discutirão planejamento financeiro

Planejamento segue regras estabelecidas por lei
Planejamento segue regras estabelecidas por lei - FOTO: Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza na próxima semana, de forma online e presencial, audiências públicas para discutir o planejamento orçamentário da cidade. Na próxima segunda-feira, o assunto será o Plano Plurianual (PPA), com o tema "O que estamos planejando para os próximos 4 anos?". Na terça, será sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e o tema "Para onde vai nosso dinheiro em 2022?". Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia na plataforma do Participa Mogi (https://participa.mogidascruzes.sp.gov.br/#/audiencias).

A audiência será no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Para contribuir presencialmente, o acesso será limitado a 250 pessoas, por medidas de segurança sanitária e é necessária a inscrição prévia pela plataforma do participa.mogidascrizes.sp.gov.br. Os demais interessados poderão acompanhar virtualmente pelo canal do YouTube.

O planejamento financeiro e orçamentário segue as regras estabelecidas em lei. O primeiro passo é o Plano Plurianual (PPA), que é uma ferramenta pela qual o município faz um planejamento de como irá investir os recursos públicos nos próximos quatro anos.

Com base no PPA, o município elabora, anualmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA - para o período de um ano.