um milhão de pessoas

Mais de 60% dos moradores do Alto Tietê já foram vacinados

Percentual leva em conta o total de pessoas que tomaram, pelo menos, um dose do imunizante contra a Covid-19

André Diniz
17/08/2021 às 05:30
Atualizada em 17/08/2021 às 05:30.
Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

Região - As dez cidades do Alto Tietê chegaram na tarde de ontem à marca de mais de 1 milhão de moradores com pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19), segundo a plataforma "Vacina Já" do governo do Estado. Isto representa que 60,5%, de todos os habitantes já receberam, ao menos, uma dose da vacina contra a doença. Vale lembrar que o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto do ano passado, informou que a região possui 1.670.651.

Em números exatos, 971.126 pessoas receberam a primeira dose e 40.674 receberam a vacina da Janssen em dose única, totalizando 1.011.800 pessoas. Deste total de pessoas, 311.059 já receberam as duas doses da vacina e estão protegidas de forma integral. A data de ontem marcou o "Dia da Esperança", data em que seria encerrada a vacinação de adultos no Estado. Em números oficiais, 92% das pessoas com mais de 18 anos em São Paulo foram imunizadas.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Pasta municipal de Saúde, informou que inicia o agendamento online para adolescentes a partir de hoje. O agendamento pode ser feito por meio da página da Prefeitura de Mogi na internet (https://vacina.mogidascruzes.sp.gov.br/). Até ontem ,foram registradas cerca de 280 mil pessoas com a primeira dose ou a dose única contra a Covid-19, o que equivale a 86% da população adulta da cidade.

A administração municipal esclareceu que há dez dias foi feito um levantamento que apontou 3 mil mogianos que não receberam a segunda dose. "No entanto, este número está sendo revisto por conta da força-tarefa para busca ativa deste público", explicou em nota.

Na cidade de Suzano, a Secretaria de Saúde informou que na sexta-feira realizou a vacinação do público com mais de 18 anos, e que até o final desta semana 185.718 moradores receberam a primeira dose, o que equivale a 84,29% da população adulta na cidade, e que 2 mil pessoas ainda podem receber a segunda dose mesmo estando fora da data.

A Prefeitura de Poá informou que desde sexta-feira iniciou a imunização de jovens com comorbidades com idade acima de 12 anos, além de gestantes e puérperas com mais de 15 anos. O município, até a semana passada, havia imunizado 73,8 mil pessoas com a primeira dose e 2,9 mil com a dose única. Perguntados sobre o número de pessoas que ainda não haviam recebido a segunda dose mesmo estando aptas, a Secretaria de Saúde informou que o Departamento de Vigilância em Saúde estava realizando o levantamento de dados.

Guararema comunicou por nota que já abriu o pré-cadastro para vacinação de homens e mulheres a partir dos 18 anos em sua página na internet, e que 70% da população, ou 20,2 mil com a primeira dose e 853 com dose única, haviam sido imunizados até semana passada. "O número de pessoas com a segunda dose a receber está em torno de 80 pessoas. A Central faz contato com os faltosos, incentivando o comparecimento para aplicação", explicou.

Menos de 18

Por sua vez, o poder Executivo de Ferraz de Vasconcelos respondeu que desde ontem estão liberadas as faixas de 12 a 17 anos com comorbidades, e que receberam a primeira dose e dose única 106 mil pessoas, o equivalente a 64,66% da população adulta até semana passada, e que cerca de 58 mil munícipes receberam a primeira dose e ainda não receberam a segunda, mesmo estando aptos.

A Prefeitura de Biritiba Mirim disse à reportagem que jovens de 16 e 17 anos com comorbidades já podem se vacinar contra a Covid-19. Na última semana, a cidade 18,6 mil pessoas receberam a primeira dose e 857 a dose única, o equivalente a 57% da população da cidade.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Itaquaquecetuba informou que no sábado teve início à vacinação para pessoas com mais de 18 anos. Segundo sua página na internet, até sexta-feira haviam sido vacinadas 183,8 mil pessoas com a primeira dose, além de 9,3 mil pessoas com a dose única da vacina Janssen, o que representa mais de 61% da população adulta da cidade. "Até o momento, 8.985 pessoa ainda não receberam a segunda dose, mesmo estando aptas", explicou.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por