Alto Tietê começa a vacinar adolescentes contra a Covid

Antes de seguir a um posto de vacinação é preciso fazer agendamento via internet
Antes de seguir a um posto de vacinação é preciso fazer agendamento via internet - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A nova etapa de vacinação de adolescentes contra o novo coronavírus (Covid-19) conta com estratégias diferenciadas nas cidades do Alto Tietê.

Em Mogi das Cruzes, a Secretaria de Saúde informou que está seguindo o calendário vacinal proposto pelo governo do Estado, e está imunizando desde ontem jovens de 16 e 17 anos que apresentam comorbidades (obesidade mórbida, hipertensão, doenças cardiovasculares, quadro oncológico, entre outros). O agendamento para a vacinação está sendo feita pela plataforma "Clique Vacina" [www.cliquevacina.com.br], e é necessário autorização dos pais ou responsáveis caso não estejam presentes na aplicação.

A próxima etapa aguardada é para a faixa de 12 a 17 anos sem comorbidades, que tem início previsto para o dia 30 de agosto. No último levantamento do IBGE, Mogi das Cruzes contava com 32.371 jovens na faixa entre 15 e 19 anos.

Itaquaquecetuba é outra cidade que, questionada pela reportagem, informou que seguirá com o planejamento estadual, iniciando hoje a vacinação para as faixas de 16 e 17 anos com comorbidades. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação será feita nos postos de Saúde e no Centro de Especialidades. No último levantamento federal, a cidade tinha 31.135 jovens na faixa entre 15 e 19 anos.

Dentre as cidades que enviaram à reportagem estimativas do número de jovens que poderão receber a vacina está a cidade de Suzano, com 30.345 de 12 a 17 anos. A vacinação para a faixa de 16 e 17 anos começa nesta quinta-feira nos três pontos de vacinação: na Arena Suzano (av. Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), no Centro de artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 - Vila Júlia).

Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, informou no final da tarde de ontem que irá expandir a cobertura vacinal para jovens com 17 anos sem comorbidades a partir de hoje, e para a faixa dos 16 anos sem comorbidades a partir de amanhã. Na última contagem do IBGE, 15.988 jovens moravam na cidade com idade entre 15 e 19 anos.

A cidade de Poá, por sua vez, informou que vem vacinando o público adolescente desde o final da semana, e que já iniciou a etapa de imunização com maiores de 12 anos com comorbidades. No levantamento da Administração Municipal, 9.349 podem ser vacinar.