Suzano apresenta hoje plano para PPP dos Resíduos Sólidos

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, modelo discutido é diferente de tudo o que já foi visto na região
De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, modelo discutido é diferente de tudo o que já foi visto na região - FOTO: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Suzano - A Prefeitura apresenta hoje, a partir das 10 horas da manhã, o seu plano para elaboração de Parceria Público-Privada (PPP) para a coleta e destinação do lixo residencial. O anúncio será feito no Cineteatro Wilma Bentivegna, localizada na rua Paraná, 70, no centro, a partir das 10 horas. 

O novo plano municipal chamado "Suzano Sustentável", segundo declarações do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) feitas na reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), era o produto de mais de um ano e meio de estudos por parte da municipalidade, e que pretende realizar a integração com ouros setores da Administração Municipal. 

"Este é um novo projeto, diferente de tudo o que foi feito no Alto Tietê, e que traz diversas experiências que vimos na Europa e na Ásia, com um modelo adequado para o futuro e para nossas capacidades", informou. 

O novo plano visa implantar medidas que vinham sendo realizadas de maneira experimental ou com pouco alcance dentro da municipalidade como a coleta seletiva e o reprocessamento de restos da construção civil, além de novos conceitos para a região como usinas de geração de energia e a utilização do sistema de créditos de carbono. 

A coletiva deverá também revelar o valor do investimento previsto para a cidade, tanto em contrapartidas do município quanto no investimento da empresa ou consórcio vencedor do processo de licitação da PPP. Na última semana, o prefeito de Suzano informou que tomará como "inspiração" as soluções usadas no término da Marginal do Una. "Não temos projetos faraônicos, pois queremos sustentabilidade e oportunidade para gerar créditos para a parte social", apontou. 

300 toneladas

Atualmente, o município de Suzano conta com a coleta de 300 toneladas de lixo por dia, que são enviadas para um aterro na cidade de Jambeiro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem mantendo também parcerias com uma cooperativa para uma Central de Triagem de Resíduos no Jardim Colorado, além de quatro Ecopontos: Parque Maria Helena, Boa Vista, Marginal do Una e Dona Benta. O município também mantém o programa Cata-Treco, que recolhe móveis e eletrodomésticos sem condições de uso.

Deixe uma resposta

Comentários