Projeto-piloto é concluído para saneamento rural

Mogi- A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e com apoio do Instituto Trata Brasil e do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), conclui, neste mês, o projeto-piloto de saneamento rural Mogi Mais Água. A iniciativa, realizada por três anos na cidade, propõe alternativas de esgotamento sanitário para a área rural. Foram instaladas 11 miniestações de tratamento de esgoto em propriedades rurais no bairro do Cocuera e anteontem, os produtores receberam os termos de doação dos equipamentos.

"O dia de hoje é muito significativo e a assinatura desse termo de doação faz com que os nossos agricultores sejam cada vez mais valorizados. E quando se trata do tratamento de esgoto, vemos o quanto as famílias que estão nas áreas rurais precisam de bons projetos, que foquem a saúde, a qualidade de vida e a sustentabilidade no desenvolvimento da nossa cidade", disse a vice-prefeita, Priscila Yamagami Kähler.

O projeto recebeu a tecnologia "GOTA" da empresa Vecchi Ambiental, cujo equipamento (estação de tratamento de esgotos com lodos ativados e biomídias) faz o tratamento dos esgotos para pequenas populações. A ação foi amparada inicialmente com recursos financeiros da Braskem, por intermédio do Instituto Trata Brasil.