Meio Ambiente participa de reunião com Rotary Club

Suzano- O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, se reuniu nesta semana com representantes do Rotary Club de Suzano - Sul para alinhar projetos em prol do desenvolvimento ecológico da cidade. O encontro ocorreu no Cineteatro Wilva Bentivegna e teve como principais assuntos a arborização urbana e a coleta de materiais descartáveis.

Na ocasião, o presidente da associação, Zenemon Yamamoto, trouxe ao conhecimento da administração novas propostas de atuação conjunta, articuladas entre os seus colaboradores para contribuir com o município. A primeira delas seria a implantação de um novo projeto de arborização urbana, com o cultivo de plantas ornamentais, como a cerejeira e o ipê, em espaços públicos. O plantio e o cuidado seriam de responsabilidade do Rotary Club.

Sobre o assunto, Chiang agradeceu a iniciativa, destacou que ela é muito bem-vinda e que vai avaliar os melhores pontos junto ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura e o Gabinete Municipal. "De fato, seria um trabalho conjunto e intersetorial. Entendemos a importância do plantio de novas árvores, medida que representa não apenas o embelezamento do espaço urbano, mas também traz melhoria na qualidade de vida de toda a população. Levaremos esta proposta adiante e seguiremos em diálogo para adaptá-la da melhor maneira possível", afirmou.

Ainda na apresentação, as autoridades discutiram sobre a coleta de óleo de cozinha no município, com a premissa de impulsionar a ação. Atualmente, Suzano dispõe de uma Central de Triagem (rua Biotônico, 1.900 - Jardim Colorado), que está à disposição da população para acolher e dar o destino correto a este tipo de material, que inclusive é convertido em renda para famílias cooperadas que atuam no local.

Além da possibilidade de levar os itens até a Central de Triagem, a população ainda pode entregá-los em garrafas fechadas para os agentes da Operação Cata-Treco. A iniciativa da Secretaria Municipal de governo atua de forma sazonal por todos os bairros da cidade com o recolhimento de diversos tipos de objetos inservíveis, destinando-os para espaços públicos adequados de captação e tratamento.

"A reunião foi extremamente produtiva e as sugestões são sempre bem-vindas. Esperamos poder dar continuidade aos diálogos com o Rotary Club e adaptar as propostas para que possamos fortalecer a preservação ambiental em Suzano. Temos planos em andamento sobre os dois assuntos e estamos sempre abertos a colaborações", concluiu.