Escolas e creches aumentarão a capacidade para até 50%

Atendimento aos alunos da rede municipal continuará sendo feito de forma mista
Atendimento aos alunos da rede municipal continuará sendo feito de forma mista - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- A partir de amanhã, todas as escolas e creches municipais e subvencionadas de Mogi das Cruzes adequadas ao protocolo sanitário poderão atender com até 50% do total de estudantes matriculados por turma, desde que garantido o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes. A Secretaria Municipal de Educação divulgou ontem a Resolução nº 41/2021 sobre os próximos passos da retomada gradual das aulas presenciais e uma atualização do protocolo sanitário com as novas medidas.

O cronograma de retomada gradual das atividades presenciais na rede municipal de ensino tem seguido rigoroso planejamento de acordo com os índices epidemiológicos da cidade, tendo como premissas a preservação da vida e a garantia dos direitos à aprendizagem e à educação de crianças. Os limites de capacidade de atendimento das unidades deverão respeitar os protocolos sanitários e as condições de cada unidade escolar.

O atendimento aos alunos da rede municipal a partir desta segunda-feira, dia 23, continuará sendo feito de forma mista com atividades presenciais de segunda a quarta-feira, mediante revezamento dos alunos em grupos-controle semanais e fixos. Os grupos serão organizados pelas unidades escolares. Às quintas e sextas, as equipes escolares seguirão exclusivamente dedicadas ao ensino remoto.

A partir de 8 setembro, a capacidade de atendimento nas escolas e creches será de até 100%, mantido a condição de distanciamento mínimo de 1 m, de acordo com as condições de cada unidade escolar. A nova resolução da Secretaria permite que, mediante acordo entre as escolas e as famílias, alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e de conectividade sejam incluídos em mais de um grupo-controle, ampliando o tempo de aulas presenciais destes estudantes em maior vulnerabilidade educacional.

Entre os dias 8 de setembro e 3 de outubro haverá um período de transição, em que as escolas terão a opção de ampliar o atendimento presencial englobando a quinta-feira. A partir de 4 de outubro, as aulas presenciais passarão a ser obrigatoriamente de segunda a quinta-feira.

A resolução da Secretaria Municipal de Educação mantém a perspectiva de retomada das atividades em tempo integral a partir de 8 de setembro, mas aponta que as condições sanitárias para esse retorno serão definidas e divulgadas ao longo da próxima semana.

Para a segurança da retomada gradual, Mogi das Cruzes conta com as Brigadas da Pandemia na Escola, formadas por servidores para assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários e o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação (Gaepe), primeiro gabinete em nível municipal do Brasil, formado por diferentes setores da sociedade e instituições em benefício da educação.