Curso Badminton na Escola reúne professores

Professores de Educação Física participaram do curso
Professores de Educação Física participaram do curso - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- A prática do badminton na escola foi tema de um curso realizado nesta terça-feira passada na sede da Associação Rural de Pindorama, para professores de Educação Física das secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer, resultado de uma parceria entre as Pastas e Associação Rural de Pindorama. A modalidade tem ganhado destaque na cidade e já é praticada no bairro.

O objetivo da atividade, realizada na sede da Associação, é fomentar a prática do esporte nas escolas, por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Esporte. "Buscamos fomentar o esporte e fortalecer a parceria com a Secretaria de Esporte e as instituições da cidade para incentivar a prática esportiva em nossas escolas", disse Ana Maria Tertuliano Américo, professora da Secretaria de Educação.

Treze professores participaram do curso Badminton na Escola - nível I, ministrado pelo professor José Carlos Barros de Sousa. "Trabalhamos a inicialização da biomecânica para que eles possam levar a prática da modalidade para as crianças", disse o professor, que é técnico e ensina o esporte em Mogi das Cruzes, Arujá e Suzano. Sousa é árbitro da Federação de Badminton do Estado de São Paulo (Febasp) e coach internacional nível 1 da Federação Mundial de Badminton (BWF).

O badminton moderno teve origem na Inglaterra no século XIX, sendo um esporte olímpico desde 1972. No Brasil é praticado de forma competitiva desde 1984. É jogado em uma quadra com a raquete e a peteca. No curso, os professores conheceram e praticaram os fundamentos e jogadas, como também a forma lúdica com que o esporte pode ser aplicado nas escolas.