Educação desenvolve ações de acolhimento socioemocional

Mogi- A Secretaria de Educação está desenvolvendo ações de acolhimento emocional para atender profissionais, pais e responsáveis e alunos neste processo gradual de retomada das atividades presenciais. A jornada de acolhimento emocional, realizada pelo professor José Henrique Porto, e o projeto "Todos cuidando de todos" são algumas das iniciativas, que estão promovendo um processo de escuta das escolas sobre os impactos da pandemia da Covid-19 e acolhendo a todos neste retorno das unidades escolares.

"Estamos passando por tempos desafiadores e a questão socioemocional foi uma das que mais sofreram impacto. Este trabalho é fundamental neste momento de retomada gradual das atividades. Ninguém aprende ou trabalha se estiver em sofrimento", disse o secretário de Educação, André Stábile. A rede municipal é responsável por 211 unidades escolares, que atendem mais de 47 mil alunos.

O professor José Henrique Porto tem desenvolvido uma jornada de acolhimento socioemocional com as unidades escolares, que tem sido feita de forma online ou presencial de acordo com o pedido da escola. "Esse resgate do senso de propósito do educador, que é servir a sociedade por intermédio da infância, é fundamental no atual cenário. Afinal para cumprirmos nossa missão precisamos de coragem, que é o coração que age, o que vai nos tornar capazes de enfrentar a pandemia e fazer as escolas novamente voltarem a pulsar", explicou.

Além dos profissionais, os encontros também oferecem orientações para os docentes no acolhimento às famílias e alunos. "Buscamos que o grupo se una e estreite as relações, mas, acima de tudo, sensibilize as crianças para mostrar que este retorno às aulas, apesar do inverno é uma primavera. A escola tem que voltar a ter vida e são as crianças que conferem isto ao ambiente escolar", disse Porto.

Mais de 10 escolas já participaram dos encontros. Para Erika Masuda, coordenadora do CEIM Profª Eliane Hiratsuka - CEI O Bom Samaritano, no Jardim Camila, o encontro já traz reflexos na equipe. "Foi muito gratificante para equipe. A gente conseguiu ter um olhar mais humano em relação ao outro e com as crianças também, para que elas possam explorar os espaços e ser protagonistas", disse.

Projeto

O setor de Psicologia Educacional do Pró-Escolar elaborou o projeto "Todos cuidando de todos" para atender a comunidade escolar, oferecendo práticas por meio de técnicas de reflexão escrita, dialogada e/ou lúdica para elaboração dos sentimentos e dos pensamentos, com estudos baseados na Psicologia Escolar na Perspectiva Crítica