Adolescentes com mais de 12 anos começam a ser vacinados

É preciso fazer o cadastro antes de se vacinar
É preciso fazer o cadastro antes de se vacinar - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Os adolescentes maiores de 12 anos que apresentam algum quadro de comorbidade e/ou deficiências já poderão ser vacinados contra o coronavírus (Covid-19) hoje, em Suzano. O atendimento será descentralizado nos três polos de imunização, das 8 às 17 horas, com horário ampliado até as 19 horas na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador). O grupo será atendido mediante a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os adolescentes desacompanhados. A exigência faz parte da 20ª atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do governo do Estado, sendo um item indispensável para o atendimento do público menor de 18 anos. Além do Termo de Assentimento, o jovem com comorbidades e/ou deficiências deverá apresentar laudo médico e/ou receita médica com resultados de exames recentes (original e cópia).

Todos os demais documentos de praxe para a primeira dose em Suzano também serão exigidos. Entre eles estão RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

Para participar da campanha, o munícipe deve estar dentro da faixa etária prevista e apresentar algum quadro de comorbidade. Neste grupo estão incluídas as pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença Falciforme e talassemia, obesidade mórbida (IMC > 40), cirrose hepática e outras comorbidades.

Já entre as deficiências permanentes graves estão incluídas aquelas que apresentam limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir ou enxergar, além de pessoas que tenham alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar ou ir à escola.

A operação será descentralizada, das 8 às 17 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 - Vila Júlia). A Arena Suzano terá horário estendido até as 19 horas no ginásio e sistema drive-thru vigente até as 17 horas.

Além da oportunidade para os adolescentes, os polos também estarão aptos a receber o público da segunda dose, com aprazamento até 29 de agosto.