Projeto Trocando Ideias realiza mais uma edição

Suzano - A Secretaria de Administração realizou ontem mais uma edição do projeto "Trocando Ideias" com trabalhadores dos cemitérios municipais. Desta vez, a equipe do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) foi até os locais onde atuam esses profissionais, a fim de conhecer os ambientes e suas demandas. Esta foi a segunda leva de encontros, que começaram em julho e que têm como objetivo prestar apoio psicológico a este público, diretamente afetado pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

O projeto conta, ao todo, com a participação de 45 trabalhadores efetivos e de empresas terceirizadas, sendo 27 do Cemitério São Sebastião e do Velório Municipal, localizados no bairro Sítio São José, próximo à área central, e 18 do Cemitério São João Batista, também conhecido como Cemitério do Raffo, que fica no Parque Alvorada. Ontem, a diretora do NAS, Renata Paula Pires, dois psicólogos e um assistente social foram ao encontro desses profissionais durante a manhã e também no período da tarde. A próxima já está marcada para 23 de setembro.

Um dos participantes é o sepultador Moisés Rodrigues da Silva, que é servidor da Prefeitura de Suzano desde 2008. "O trabalho realizado pelo NAS é muito importante para o aspecto psicológico do trabalhador, principalmente por causa da grande quantidade de enterros que realizamos durante a pandemia".

"A intenção com o projeto é tirar o profissional do ambiente de trabalho para que ele se sinta mais à vontade para expor aquilo que deseja. Tanto que o primeiro encontro ocorreu no Viveiro Municipal Tomoe Uemura. A nossa meta agora é que o acompanhamento seja realizado de forma permanente", destacou a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira.