Vacinação é aplicada em 3.681 pessoas durante a sexta-feira

Em relação à segunda dose, a semana terminou com 5,6 mil pessoas vacinadas
Em relação à segunda dose, a semana terminou com 5,6 mil pessoas vacinadas - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem a primeira etapa da vacinação contra o coronavírus (Covid-19) para adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades, contemplando 3.681 pessoas deste grupo. Ao todo, o município já contabiliza pelo menos 4.170 jovens menores de idade imunizados, sendo que 369 buscaram atendimento na quinta-feira, durante a operação destinada aos adolescentes maiores de 12 anos com comorbidades, e outros 120 já haviam sido contemplados na semana anterior. Em relação à segunda dose, a semana se encerrou com 5.635 pessoas completando o ciclo de imunização.

De acordo com balanço da pasta, a maior demanda de atendimento ontem foi registrada no polo central da cidade, localizado na Arena Suzano (Avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), que recebeu 3.842 pessoas no ginásio e no sistema drive-thru, entre jovens e adultos, sendo 2.777 na primeira dose e 1.065 na segunda.

O Centro Cultural de Palmeiras (travessa Crispim Adélino Cardoso, nº 42, na Vila Júlia), que é referência para o distrito, acolheu 650 munícipes para a primeira aplicação e 159 para a segunda. Já o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul), na região norte, garantiu 714 aplicações na primeira dose e 168 na segunda.

Ao todo, a campanha de imunização contra a Covid-19 em Suzano já contabiliza 205.035 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 83,19% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 munícipes. Do total de vacinados, 75.186 já completaram a segunda etapa e 7.546 receberam a imunização em dose única.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou que a ação em Suzano continua, conforme o envio de mais doses para o município. "Seguimos com a atualização do cronograma na próxima semana, sempre trabalhando com os repasses encaminhados pelo governo do Estado e alcançando o maior número possível de pessoas na cidade. Todos devem ficar atentos aos anúncios de datas, locais e horários de atendimento, bem como aos públicos contemplados com a primeira e a segunda dose", alertou.

Ainda nesta sexta-feira, o município também recebeu a confirmação do envio de mais doses para o público adolescente. Trata-se do 52º lote encaminhado às cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que deve chegar até a próxima segunda-feira (30/08) com 9.972 doses destinadas a Suzano.

Itaquá e Poá

Hoje haverá vacinação contra Covid-19 em Itaquaquecetuba, das 8 às 16 horas. O município abrirá os 17 postos de saúde e dois drive-thrus. Poderão receber a primeira dose pessoas sem comorbidades acima dos 16 anos, adolescentes com comorbidades acima de 12 anos, além de gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.

Em Poá, os jovens com idade a partir de 15 anos e sem comorbidades, começam a ser imunizados contra a Covid-19, nesta segunda-feira.