Museu Mogiano recebe Expo Arqueologia a partir de hoje

1ª Mostra de Artesanias Mogianas também ocupa o local
1ª Mostra de Artesanias Mogianas também ocupa o local - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi - Um dos eventos da agenda em comemoração ao aniversário de 461 anos de Mogi das Cruzes, é a Expo Arqueologia, que será aberta às 15 horas, no Museu Mogiano. A mostra será composta por cerca de 90 itens e tem como propósito promover a educação patrimonial e divulgar a cultura arqueológica do município.

Entre os itens que poderão ser apreciados, estão fragmentos em cerâmica e peças gerais de cultura indígena e portuguesa, que datam desde o período pré-colonial ate o século XX. Os objetos provêm de sítios arqueológicos de Mogi e região, como o Sítio Capela Santo Alberto (século XVII), Sítio Largo do Parque (século VVII), Sítio Taboão (séxulo XVII), Sítio Capela Aparecidinha (século XVIII), Sítio Mogi 1 (século XX) e Sítio Taiaçupeba Açu (século XVII).

O acervo pertence ao Núcleo de Arqueologia do Centro Universitário Braz Cubas, que fechou parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e disponibilizou as peças para a exposição. A proposta é tornar esse material e toda sua riqueza cultural acessível para todos os mogianos. A curadoria será feita pela arqueóloga Viviane Cristiane Fernandes Yamashita.

Além da Expo Arqueologia o público da cidade também poderá conferir, nos mesmos dia, horário e local, a abertura da 1ª Mostra de Artesanias Mogianas (MAM). A exposição resulta do edital 004/2021, aberto em maio deste ano, com o intuito de fomentar a produção artesanal da cidade. Ao todo, foram 32 projetos selecionados.

A mostra ficará aberta para visitação de terça a sábado, das 9 às 16 horas, até março de 2022. Escolas que queiram agendar visitas devem fazer contato prévio, pelos telefones 4798-6900 ou 4798-6910. O Museu Mogiano fica no Casarão do Carmo, na rua José Bonifácio, 516 no Centro Histórico da cidade.