Indústria apresenta saldo positivo de 459 vagas

De janeiro a julho foram 3.724 empregos criados
De janeiro a julho foram 3.724 empregos criados - FOTO: Divulgação

Região - A indústria apresentou um saldo positivo de 459 empregos em julho. O número é referente aos municípios que compõem o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Alto Tietê. De janeiro a julho deste ano, a região teve um saldo positivo de 3.724 postos de trabalho, o que mostra a recuperação.

O resultado reflete o cenário econômico que demonstrou percentuais positivos em comparação com o mesmo período do ano passado. Um deles é o Produto Interno Bruto (PIB), que no segundo trimestre de 2020 apresentou uma queda de 9,2%, mas, neste ano, teve uma projeção de crescimento de 0,5%.

Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o PIB fechará o ano em 5,7%. A entidade estima ainda, um crescimento de quase 10% da produção da indústria neste ano e um aumento de 16,2% das vendas da indústria paulista em 2021.

A indústria de transformação da área de abrangência do Ciesp Alto Tietê, que conta com as cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano, é responsável por empregar, atualmente, 69.414 trabalhadores. A análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o aumento das vagas é liderado pelos segmentos de alimentos, couro e calçados, vestuário, além de máquinas e equipamentos.

"O primeiro semestre foi difícil, mas sofremos menos que no mesmo período de 2020. Esperamos que neste segundo semestre a produção e o faturamento cresçam, motivados especialmente pela vacinação, recomposição de estoques e um cenário global favorável", analisou o diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro.