Semana termina com 15,6 mil pessoas vacinadas na cidade

Campanha de vacinação em Suzano deve retornar nesta próxima semana
Campanha de vacinação em Suzano deve retornar nesta próxima semana - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - A campanha de imunização contra o coronavírus (Covid-19) registrou 15.623 atendimentos nesta semana, durante três dias de operação. Do total, 6.979 moradores receberam a primeira dose, enquanto 8.644 completaram a segunda etapa da vacinação. Somente ontem, a segunda dose chegou para 4.212 suzanenses nos três polos de atendimento na cidade, que também acolheram outras 1.294 pessoas que ainda não haviam se imunizado.

Até o momento, o município contabiliza pelo menos 212.015 pessoas vacinadas com a primeira dose, sendo 86% da população maior de 12 anos, estimada em 246.463 cidadãos. Do total de imunizados, 87.090 completaram a segunda etapa, o que representa 41%, e 7.545 receberam a vacinação em dose única.

Ontem, a cidade registrou 5.506 atendimentos, sendo 1.294 na primeira dose e 4.212 na segunda. O local com maior movimentação foi a Arena Suzano, com 2.508 pessoas acolhidas no ginásio e 743 no sistema drive-thru. Já na região norte, 1.149 suzanenses buscaram atendimento, enquanto em Palmeiras outros 1.106 cidadãos receberam a aplicação.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a semana deixou um saldo positivo. "O trabalho foi intenso, mas garantimos atendimento a todos que compareceram. Acredito que o dia com maior demanda foi a quarta-feira, na vacinação dos adolescentes maiores de 14 anos. Realmente ficamos até o último vacinado na Arena Suzano. Em relação à segunda dose, a demanda foi diluída nos outros dois polos, que também receberam um número expressivo de visitas ao longo dos dois dias de atendimento", disse.

O titular da Pasta também reforçou a importância da prudência durante o feriado prolongado de 7 de setembro, quando comemora-se o Dia da Independência. "Mesmo com toda essa vacinação, não podemos descuidar. Por isso, pedimos incessantemente: use máscara. A proteção ainda é indispensável, assim como a higienização das mãos e o distanciamento social, se possível. Os riscos continuam, precisamos nos cuidar e cuidar de quem a gente ama. Além da questão da pandemia, é preciso pontuar a segurança no trânsito. Se beber, não dirija", completou.

A expectativa é de que o cronograma de vacinação continue na próxima semana, com nova atualização prevista para quarta-feira. Quanto à aplicação da terceira dose ou "dose de reforço", a Secretaria Municipal de Saúde aguarda orientações práticas e o envio de mais doses por parte do governo do Estado. Todas as informações referentes à imunização são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é 4745-2035.

Mortes por Covid

A semeana no Alto Tietê chegou com o registro de mais duas mortes por coronavírus: foi confirmada o óbito de uma mulher em Itaquaquecetuba, de 62 anos, e de outra, de 91, em Mogi das Cruzes.