Fórum debate aprendizado durante a pandemia

Região - Na abertura da segunda edição do Fórum Internacional da Educação dos Municípios do Alto Tietê, realizada anteontem, foram debatidos os desafios e aprendizados impostos pela pandemia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O evento contou com palestras das professoras Fernanda Leopoldina Parente Viana, da Universidade do Minho (Portugal), e Magda Soares, ganhadora de um prêmio Jabuti com um trabalho sobre alfabetização infantil.

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), realizou a abertura do evento. "A realização de mais uma edição deste fórum é de grande valia e aprendizado para os nossos docentes e desenvolvimento para nossas crianças", disse.

A professora Fernanda compartilhou sobre o modo como Portugal enfrentou o desafio de assegurar os direitos de as crianças continuarem a aprender. "Houve uma mobilização muito grande da sociedade e dos professores para que o impacto da pandemia fosse mínimo aos alunos", relatou a professora.

A professora Magda trouxe um cenário de desafios e perspectivas no período pós-pandemia. "As percepções sociais e econômicas da pandemia trouxeram agravamento muito sério das desigualdades, por isso há desafios que estão além de nossa realidade de educadores, mas é preciso superar a lacuna que foi aberta na escolarização das crianças, reconhecer estas crianças que enfrentaram a pandemia, e adaptá-las/readaptá-las à cultura escolar", frisou.

Outros quatro encontros serão realizados nos dias 9, 16, 23 e 30 de setembro, das 19 às 21 horas. As sessões podem ser acompanhadas em transmissão aberta em tempo real via YouTube no canal Fórum Educação Alto Tietê.