Ideia é colaborar para o aprendizado de estudantes com deficiencia física ou intelectual
Suzano - A Secretaria de Educação de passou a contar com seis novos equipamentos de inclusão para a rede municipal. Os Teclados Inteligentes Multifuncionais (TiX) contribuem para o aprendizado dos alunos com deficiências físicas e intelectuais e com paralisia cerebral. Eles vão atender cerca de 60 crianças.
O equipamento é ligado a um notebook e oferece todas as funções de um teclado e mouse, com a acessibilidade adequada. Por meio do TiX, os estudantes serão capazes de interagir com o computador e se comunicar por meio dele. Isso porque o dispositivo tem 11 teclas sensíveis ao toque. Além do recurso físico, ele ainda conta com software interno que proporciona uma plataforma completa de inclusão para o aprendizado de Pessoas com Deficiência (PcDs).
O secretário Leandro Bassini explicou que o TiX permite que os usuários possam digitar em computadores e dispositivos celulares e também mover o cursor do mouse, facilitando o cotidiano escolar. "Assim, eles podem ter total autonomia no acesso aos recursos digitais e ainda interagir com professores e colegas em atividades pedagógicas. A iniciativa também conta com a formação dos professores para otimizar o uso do novo recurso", disse.
A efetividade do aparelho já vinha sendo analisada pela Pasta desde o início do ano passado, em um projeto-teste com crianças entre 6 e 8 anos. Com a confirmação de que ele pode ajudar os alunos em seu desenvolvimento motor e cognitivo, a Educação providenciou o aluguel dos itens para já iniciar o uso no retorno gradual às aulas presenciais.
Neste primeiro momento, 18 estudantes serão beneficiados com o TiX, conforme decisão familiar do regresso ao ensino presencial de cada um. A partir do posterior retorno com total frequência, ainda sem data definida, a expectativa é de que cerca de 60 alunos sejam contemplados com a nova ferramenta de aprendizagem.
A princípio, os aparelhos atenderão estudantes das escolas municipais Professora Sônia Regina Alonso Ostemayer, no Recanto São José; Engenheiro Isaías Martinelli Gama, no Residencial Nova América; José Celestino Sanches, no Jardim Varan; Victor Salviano, na Cidade Miguel Badra; Antonio Marques Figueira, no centro; e Mércia Amaral Andrade de Brito, no Jardim Casa Branca. Conforme novas unidades forem identificadas com necessidade do TiX, os aparelhos serão remanejados e passarão por rodízios para atender todas as demandas.
"Estamos muito contentes com o resultado positivo que obtivemos nos testes do aparelho. Ele tem um grande potencial de otimizar o ensino dos alunos com deficiência e transpor as dificuldades. É de fato uma grande conquista para a cidade, um passo adiante na promoção de um ensino de qualidade cada vez mais inclusivo para todos. Seguimos trabalhando para romper barreiras e levar a melhor educação possível às crianças suzanenses", concluiu o secretário.
Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê
Reclamações ou sugestões:
redacao@portalnews.com.brComercial e parcerias:
contato@portalnews.com.br© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.