Procon faz orientação por meio de vídeos e em UBSs

Iniciativa visa fortalecer o acesso à informação para a população de Suzano
Iniciativa visa fortalecer o acesso à informação para a população de Suzano - FOTO: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

O Procon de Suzano começou a realizar uma série de vídeos informativos com dicas e orientações para o consumidor. O objetivo é promover a conscientização sobre seus direitos. O projeto, chamado "Dica Procon", foi lançado neste ano e é exibido periodicamente em unidades de saúde e nas contas oficiais da prefeitura no Facebook, no Instagram e no Youtube.

A iniciativa visa fortalecer o acesso à informação aos suzanenses, principalmente em períodos de aquecimento comercial com as datas comemorativas, assim como sobre os tipos de empréstimos bancários e os cuidados durante as compras. O primeiro vídeo abordou a busca por materiais escolares no período de volta às aulas, com dicas para que os pais não paguem mais do que o necessário.

Tendo em vista a pandemia do coronavírus (Covid-19), o conteúdo audiovisual também traz informações sobre as práticas instituídas pelo cenário atual, como a venda on-line de produtos e o consumo alimentício por delivery. As orientações são direcionadas tanto para quem compra e recebe a encomenda quanto para os entregadores e empresários.

De acordo com a coordenadora do Procon de Suzano, Daniela Itice, o material é muito importante para promover educação do consumo e aproximar a população do órgão municipal, evidenciando que a sua atuação vai além de apenas fiscalizar. "O Procon realiza trabalhos constantes para conscientizar fornecedores e consumidores e também planeja outras ações conjuntas para proporcionar informação de qualidade ao público", afirmou.

As principais reclamações recebidas são sobre empréstimos em bancos, dificuldades com o comércio eletrônico e problemas envolvendo serviços de telefonia. Daniela disse que os conteúdos também serão direcionados a essas demandas. "Quanto mais conhecimento o consumidor tem sobre o assunto, menos erros ele comete, o que é essencial para inibir golpes, fraudes e abusos no preço de produtos e serviços", destacou a diretora.

Outras informações e orientações podem ser obtidas no Procon de Suzano, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio do telefone 4744-7322 ou pelo e-mail [email protected]